Inauguração da mostra “Identidades” na Escola de Comunicação

Na última sexta-feira, dia 6 de março, foi inaugurada a exposição “Identidades” na galeria Vitrina da Escola de Comunicação da UFRJ. A mostra é composta por pinturas e desenhos de duas artistas recém-formadas no curso de pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, Margareth Fontaine e Jucielly Vasconcellos.

Jucielly apresenta dez desenhos feitos em nanquim, graffite e crayon sobre tela acrílica. Seus quadros, elaborados especialmente para a mostra, são marcados pela presença humana. “Eu gosto de retratar nos desenhos a presença do pensamento, da reflexão, utilizando como recurso a monocromia”, disse a artista, que apresentou em seu projeto de fim de curso o tema angústia. Como influência em sua obra, Jucielly destaca o artista plástico brasileiro Vik Muniz e Tim Eithel, artista alemão, que possui uma técnica semelhante à da expositora.

Já os quadros de Margareth se destacam pela curiosa fusão de diferentes bandeiras a fotografias pessoais, que refletem diferentes momentos da vida da artista. O trabalho exposto constitui em sua apresentação de fim de curso, influenciado pela facilidade que Margareth afirma ter no campo do design gráfico. “Todos os quadros foram concebidos primeiro no computador. Depois apliquei uma técnica de plotagem sobre lona 10, com tinta acrílica e interferências manuais”, explica a artista, que define a essência de sua obra: “É a história da minha vida, dos momentos que vivi até hoje e das pessoas que são importantes para mim”, disse.

As expositoras fazem coro ao destacar a importância do espaço na Escola de Comunicação para que artistas e estudantes da UFRJ possam apresentar suas produções. “Este espaço na ECO é uma grande oportunidade para artistas iniciantes, uma vez que faltam espaços para expor”, elogia Jucielly, enquanto Margareth destaca a integração entre a ECO e a EBA. “É essencial essa troca, pois as duas escolas realizam trabalhos que envolvem as artes visuais. Os estudantes e pessoas que convivem nesse espaço gostam, incentivam”, afirma a artista.

Vitrine

Segundo Mércia Pessoa, pesquisadora do setor de extensão da ECO, a galeria Vitrine ECO foi criada em 1995, mediante a falta de um espaço não apenas para expor os trabalhos dos próprios estudantes, mas também como forma de reconhecimento de produções artísticas internas e de fora da Universidade. já somam oito exposições agendadas para 2009, além do concurso ECO Foto, que em breve abre inscrições para sua segunda edição.

Para quem quiser conferir a exposição, “Identidades” permanece na Vitrine ECO até o fim de março. A Escola de Comunicação fica à Avenida Pasteur, nº250 – Campus UFRJ da Praia Vermelha.