Projeto Rondon encerra recepção de calouros da Poli

Terminou nesta sexta-feira (6/3), a recepção dos novos alunos da Escola Politécnica (Poli), com a apresentação do Projeto Rondon e das empresas juniores da UFRJ como a Fluxo, a MEJ, a Rio Júnior, a Brasil Júnior e a UFRJr. Foram três dias de evento, no qual os calouros aprenderam um pouco sobre o funcionamento da universidade.

Criado no final da década de 60, o Projeto Rondon atua levando alunos para localidades remotas do país que possuem baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Já este ano, o projeto de extensão universitária atuou no município de Prainha, no Pára, desenvolvendo um sistema de aquecimento de água. O trabalho envolveu estudantes de outros cursos, como Matemática e Psicologia. “Foi uma experiência única e maravilhosa. Somos gratos à UFRJ pela oportunidade de vivência com pessoas de uma realidade tão diferente da nossa”, disse Daniel Schumacker, aluno que participou da etapa deste ano.

Os representantes da Fluxo Consultoria relataram a história da empresa e os objetivos alcançados nos últimos anos. Ela é constituída por alunos da graduação, que a controlam e a gerenciam como parte de um aprendizado do mundo real. Segundo eles, a Fluxo é uma das formas de promover o acesso ao conhecimento. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a empresa, poderá participar da Semana Fluxo nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Tecnologia.

No dia anterior, quinta-feira (5/3), o professor Raimundo de Oliveira, presidente da Fundação José Bonifácio (FUJB), falou no Auditório do Centro de Tecnologia sobre crise financeira atual e outros problemas como o efeito estufa, por exemplo. Para ele, os profissionais da Engenharia são aqueles que projetam, visualizam e constroem, o que os torna essenciais para promoverem mudanças no país. “Põe (as idéias) no papel e depois põe na vida”, disse ele, que também esclareceu o papel da fundação. A FUJB atua agilizando processos na universidade, obtendo recursos para financiamento de pesquisa e prestando auxilio emergencial.

Ainda no mesmo dia, a Coordenação de Relações Internacionais da Poli e os programas de intercâmbio foram apresentados aos novos alunos por Rogério do Nascimento, responsável administrativo, seguido do professor Doutor Ricardo M. Naveiro, coordenador do setor. A partir de duas modalidades, o duplo diploma e a validação de créditos, os estudantes têm a oportunidade de obter reconhecimento internacional do diploma além de valorizarem e divulgarem os cursos da UFRJ.

Os projetos ativos em 2009 são: Comunidade Européia, Brafitec, Fipse, Unibral e Marca, sendo o último exclusivo para o curso de Engenharia Mecânica e cursado na Colômbia. Finalizando as palestras do dia, houve a apresentação do curso de idiomas Ace Mackers e um tour pela Cidade Universitária.