COPPE recebe novos alunos

Ao som de “Aquarela do Brasil”, canção interpretada por Gal Costa, um vídeo sobre o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) informou aos estudantes que estavam no auditório do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), nesta quarta-feira (04/03), as qualidades da instituição que escolheram para cursar os programas de mestrado ou doutorado.

A recepção aos pós-graduandos contou com a presença da mesa diretora do Instituto, composta por Luiz Pinguelli Rosa, Aquilino Martinez, Edson Watanabe, Segen Estefen e Guilherme Travassos. Estiveram presentes também os coordenadores dos 12 programas de estudo mantidos pela COPPE.

Pinguelli Rosa abriu a solenidade com um discurso sobre conhecimento. Para o diretor, “o papel da Universidade é formar pessoas com opinião, senso crítico. Pessoas que saibam dizer não quando necessário”. Ele destacou, ainda, a necessidade de se pensar o futuro.

As informações básicas para o dia-a-dia dos mestrandos e doutorandos na COPPE foram passadas por Watanabe e Travassos, diretores, respectivamente, de Assuntos Acadêmicos e Planejamento e Administração. Com humor, Watanabe explicitou o que se espera dos novos alunos e já avisou: “O pesquisador não pode ter o currículo muito vazio.”

Segen Estefen, responsável pela área de Tecnologia e Inovação, anunciou a criação de um núcleo que ajudará os alunos que desejam criar empresas, fornecendo informações básicas. Segundo ele, ainda não há previsão para a inauguração desse projeto.

O evento foi encerrado com uma confraternização na entrada do auditório.