Alunos de engenharia recebem os novos estudantes

O Centro Acadêmico de Engenharia da Escola Politécnica (CAEng) realiza a recepção de calouros da Poli/UFRJ. Durante três dias os novos alunos podem participar de palestras pela manhã no auditório do Centro de Tecnologia, que contam com a presença de professores dos cursos e de profissionais da área. Os palestrantes vão abordar temas sobre a universidade e os cursos da Poli.

No primeiro dia de palestra (3/3) o professor Ericksson Rocha e Almendra, diretor da Escola Politécnica, falou sobre o papel dos engenheiros no mundo. Para ele, os profissionais da engenharia são aqueles que gostam de trabalhar em equipe, que se descomprometem com o hoje e com o método, sendo capazes de sonhar com o que ainda não existe. “Vocês serão eternos insatisfeitos! A crítica, o questionamento é fundamental para a profissão”, enfatizou o diretor, acrescentando depois que os profissionais de engenharia vão projetar pontes para interligar e propor soluções para as diferenças perceptivas de cada indivíduo. “A intenção do evento é chamar profissionais que possam mostrar essas diferenças aos calouros”, afirmou.

Sobre o primeiro contato e as demais atividades de integração, Ericksson acredita serem muito importantes para dar segurança e entusiasmo aos alunos que chegam, além de considerar uma forma bastante saudável de recepcionar calouros.

O decano do Centro de Tecnologia Walter Suemitsu falou em seguida sobre a excelente classificação da Escola Politécnica nas avaliações do MEC. Além disso, destacou fatores essências para a qualidade do ensino, entre eles, os professores terem mestrado e doutorado, como acontece no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA).

Suemitsu observou ainda as diversas oportunidades que os alunos da Poli têm de se especializar e ampliar o conhecimento, através de projetos de pesquisa, estágios, bolsas e outros programas que a universidade oferece em parceria com grandes empresas, como Petrobras, Furnas, Companhia do Metrô, entre outras, inclusive, de ex-alunos empreendedores na Incubadora da UFRJ.

O secretário geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ubiratan Cassano Santos, também participou do evento e disse que os estudantes precisam ter um compromisso com a educação e com a melhoria da qualidade de educação. Ele citou projetos de extensão universitária, como o Projeto Rondon, onde professores e estudantes visitam as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) durante 15 dias estudando problemas e propondo soluções.

O presidente do CAEng, Eduardo Araújo, aproveitou para expor a história e os objetivos do Centro. Encerrando as palestras do dia, a professora Carla Soleiro falou sobre a UFRJ, como a engenharia se enquadra dentro da Universidade e concluiu esclarecendo alguns pontos aos alunos sobre a parte acadêmica.

A semana de calouros continua até sexta-feira (5/3) com atividades de caráter solidário. Amanhã (5/3) haverá uma gincana de caça ao tesouro à tarde, onde os alunos poderão se divertir e conhecer melhor uns aos outros. Livros de cálculo serão distribuídos como prêmios para os vencedores. Visitações técnicas também acontecem com uma volta pelo campus para conhecer os diversos centros. Na sexta–feira, está programada uma confraternização para reunir os calouros de Engenharia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição e Matemática.