Categorias
Memória

Cinema no Fundão

Serão exibidos respectivamente nos dias 16, 20, 23 e 24 de março, no Salão Nobre do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, os filmes Glauber, o filme; O Signo da Cidade; Gregório de Mattos e Estômago.

Vale lembrar que o início das sessões é sempre às 12h e a entrada é franca. Confira abaixo a sinopse das películas.

O endereço do Centro Cultural é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

Glauber, O Filme
Duração: 98 minutos
Direção: Silvio Tendler
Lançamento (Brasil): 2004

Documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e idéias, explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.

O Signo da Cidade
Duração: 95 minutos
Direção: Carlos Alberto Ricelli
Lançamento (Brasil): 2008

Enquanto astros e estrelas se movem pelo céu de São Paulo, atirando sua mágica ao acaso, homens e mulheres perguntam o que será de seus sonhos e desejos. Gil está casado e só. Lydia flerta com o perigo. Josialdo nasceu para ser mulher. Mônica só quer se dar bem. No programa noturno de rádio em que atende ouvintes anônimos, a astróloga Teca se vê entre os anseios dos outros e seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade.

Gregório de Mattos
Duração: 70 minutos
Direção: Ana Carolina
Lançamento (Brasil): 2002

Em pleno século XVII surge na Bahia o poeta Gregório de Mattos (Waly Salomão), que com sua obra e vida trágicas anuncia o perfil tenso e dividido do povo brasileiro. Com sua produção literária o poeta cria situações desconfortáveis aos poderosos da época, que passam a combatê-lo até transformar sua vida em um verdadeiro inferno.

Estômago
Duração: 112 minutos
Direção: Marcos Jorge
Lançamento (Brasil): 2007

Um homem chega na cidade grande e logo descobre sua aptidão com a cozinha, fazendo sucesso por onde passa.