Assista aqui ao vídeo desta matéria
Durante cinco dias de fevereiro as chaves da cidade do Rio de Janeiro ficam nas mãos do Rei Momo. São os dias da folia. O carnaval teve origem em rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Depois, o carnaval passou a ser uma festa popular, ecoando suas origens pagãs e findando com a Quarta-Feira de Cinzas, que inicia, para a Igreja Católica, a quaresma, ou os quarenta dias que antecedem a Páscoa.
No início, as pessoas dançavam pelas ruas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX, surgiram os blocos carnavalescos com seus carros decorados e fantasias na forma semelhante à de hoje. Logo a festa se tornou popular a ponto de ser comemorada em todo o país.
Aqui no Rio de Janeiro, a cidade se une para brincar nos blocos de rua, relembrando os antigos carnavais, e também nos desfiles na Sapucaí, que a cada ano ficam mais sofisticados.
A Equipe da WebTV, da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM), entrevistou as professoras da Escola de Belas Artes, Flora de Paoli e Helenise Guimarães, e o escritor Alberto Mussa, que contaram um pouco da história do carnaval carioca e relembraram alguns sambas-enredos.