Os integrantes dos grupos de trabalho que vão elaborar os planos de ocupação e uso da Praia Vermelha (POUPV) e das Unidades Isoladas (POUUI) foram apresentados no último dia 6.">Os integrantes dos grupos de trabalho que vão elaborar os planos de ocupação e uso da Praia Vermelha (POUPV) e das Unidades Isoladas (POUUI) foram apresentados no último dia 6.">

Criados os Grupos de Trabalho para Praia Vermelha e Isoladas

Os integrantes dos grupos de trabalho que vão elaborar os planos de ocupação e uso da Praia Vermelha (POUPV) e das Unidades Isoladas (POUUI) foram apresentados no último dia 6. Eles assistiram à apresentação do Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária e debateram propostas para as futuras instalações acadêmicas que atenderão às unidades que decidirem por suas transferências.

A proposta para o Centro de Convergência da área de Ciências Humanas, que abrigará, a princípio, as instalações do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Letras e Artes (CLA), além do Colégio de Aplicação (CAp) e da Escola de Educação Infantil, é de um complexo de salas de aulas, auditórios, residência e restaurante universitário e espaços para esporte, cultura e lazer, com investimentos estimados em torno de R$ 40 milhões. Segundo Carlos Vainer, integrante do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD), "a oportunidade é única para a área de conhecimento das Ciências Humanas na UFRJ que, durante anos foi relegada em detrimento das unidades relacionadas à Tecnologia". Para ele, estão sendo dadas "condições reais de negociação para a transferência. Com os recursos que temos, o CFCH virá para a Cidade Universitária em condições invejáveis", argumentou.

A desconfiança de que as propostas do CTPD não se realizem foi um dos pontos manifestados pela professora Jesse Jane para a resistência do corpo docente da unidade. "Eu sempre me declarei favorável à transferência. Mas as motivações de quem é contra são fruto da suspeita de que esses planos não sejam concretizados. Este é um processo de convencimento que vocês devem empreender", afirmou. "Já estamos ouvindo todas as unidades para saber quais as demandas de cada uma. E os grupos de trabalho decidirão o que será feito dos terrenos a serem desocupados. O comitê técnico tem a função de propor. Quem vai decidir é o Conselho Universitário (Consuni)", contrapôs Vainer.

O reitor Aloisio Teixeira defendeu a integração das atividades acadêmicas na Cidade Universitária como ação propulsora de um conhecimento interdisciplinar. "É imprescindível que Arte e Música estejam no currículo de nossos alunos. E isto é impossível com a universidade espatifada como ela é hoje", defendeu.

Os grupos de trabalho foram formados da seguinte maneira:

Plano de Ocupação e Uso da Praia Vermelha
– Marcos Jardim, diretor do Instituto de Psicologia;
– Flamínia Flammini, representante do Instituto de Neurologia Deolindo Couto;
– Carolina Barreto, presidente do DCE da UFRJ;

Representantes da Aministração Central:
– Carlos Frederico Leão Rocha, professor do Instituto de Economia;
– Ericksson Almendra, diretor da Escola Politécnica, e
– Ivan Carmo, vice-prefeito da Cidade Universitária

Plano de Ocupação e Uso das Unidades Isoladas
– Jesse Jane, diretora do IFCS;
– Silvia Lorenz Martins, diretora do Observatório do Valongo;
– Juliana Magalhães, diretora da Faculdade de Direito;
– Wagner Martins, representante do Museu Nacional;

Representantes da Administração Central:
– Hélio de Mattos Alves, prefeito da Cidade Universitária, e
– Carlos Vainer, professor do IPPUR.

Os GTs foram aprovados através da resolução 14/2008, na sessão extraordinária do Consuni do dia 11 de dezembro último. Ficou estabelecida a data de 10 de fevereiro para as primeiras reuniões para elaboração de propostas. Os integrantes do POUPV se encontrarão às 9h, no Instituto de Economia; e os membros do POOUI, às 10h, no prédio da Reitoria.