Durante cinco dias de fevereiro as chaves da cidade do Rio de Janeiro ficam nas mãos do Rei Momo. São os dias da folia. O carnaval teve origem em rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.">Durante cinco dias de fevereiro as chaves da cidade do Rio de Janeiro ficam nas mãos do Rei Momo. São os dias da folia. O carnaval teve origem em rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.">
Categorias
Memória

É Carnaval!

Durante cinco dias de fevereiro as chaves da cidade do Rio de Janeiro ficam nas mãos do Rei Momo. São os dias da folia. O carnaval teve origem em rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

  Assista aqui ao vídeo desta matéria

Durante cinco dias de fevereiro as chaves da cidade do Rio de Janeiro ficam nas mãos do Rei Momo. São os dias da folia. O carnaval teve origem em rituais de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Depois, o carnaval passou a ser uma festa popular, ecoando suas origens pagãs e findando com a Quarta-Feira de Cinzas, que inicia, para a Igreja Católica, a quaresma, ou os quarenta dias que antecedem a Páscoa.

No início, as pessoas dançavam pelas ruas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX, surgiram os blocos carnavalescos com seus carros decorados e fantasias na forma semelhante à de hoje. Logo a festa se tornou popular a ponto de ser comemorada em todo o país.

Aqui no Rio de Janeiro, a cidade se une para brincar nos blocos de rua, relembrando os antigos carnavais, e também nos desfiles na Sapucaí, que a cada ano ficam mais sofisticados. 

A Equipe da WebTV, da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM), entrevistou as professoras da Escola de Belas Artes, Flora de Paoli e Helenise Guimarães, e o escritor Alberto Mussa, que contaram um pouco da história do carnaval carioca e relembraram alguns sambas-enredos.