">O Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 (CTPD) recebeu no último dia 16 a visita de Gonçalo Guimarães, coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Coppe/UFRJ), que apresentou a proposta de criação de um Parque Tecnológico de Reciclagem.

Proposta para reciclar o lixo da Cidade Universitária

O Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 (CTPD) recebeu no último dia 16 a visita de Gonçalo Guimarães, coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Coppe/UFRJ), que apresentou a proposta de criação de um Parque Tecnológico de Reciclagem. A proposta visa reunir em um único local toda a cadeia produtiva de reciclagem da universidade e das comunidades vizinhas. "Queremos fortalecer os ‘nós’ entre os variados grupos de ‘excluídos informais’ que fazem parte do processo de reciclagem, como catadores, intermediários, fundidores, embaladores e comerciantes", explica.

Guimarães já prevê até mesmo o espaço onde o parque poderia ser instalado. "A área seria próxima ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), que conta com saídas próximas à Linha Vermelha e à Baía de Guanabara. Além disso, temos outras empresas naquela região que poderiam ter atividades incorporadas ao Parque Tecnológico", avalia.

Pablo Benetti, presidente do CTPD, alertou para a utilização da iniciativa para fins universitários. "Temos que pensar o impacto acadêmico deste projeto dentro da universidade", apontou. O comitê fez o convite a Guimarães e sua equipe a integrar o subcomitê de Tecnologia, que analisa as propostas de diversas unidades para a área. O grupo de trabalho é coordenado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Antônio Levi.