A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o instituto Cervantes, exibe a exposição “Paisagens Neuronais”. A mostra foi produzida pela Fundação La caixa do Instituto Ramón e Cajal e reúne 50 imagens de neurocientistas e 20 de artistas plásticos, acompanhados de outros intelectuais.

">A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o instituto Cervantes, exibe a exposição “Paisagens Neuronais”. A mostra foi produzida pela Fundação La caixa do Instituto Ramón e Cajal e reúne 50 imagens de neurocientistas e 20 de artistas plásticos, acompanhados de outros intelectuais.

">
Categorias
Memória

Exposição Paisagens Neuronais

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o instituto Cervantes, exibe a exposição “Paisagens Neuronais”. A mostra foi produzida pela Fundação La caixa do Instituto Ramón e Cajal e reúne 50 imagens de neurocientistas e 20 de artistas plásticos, acompanhados de outros intelectuais.

   

  Veja o vídeo dessa matéria

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o instituto Cervantes, exibe a exposição “Paisagens Neuronais”. A mostra foi produzida pela Fundação La caixa do Instituto Ramón e Cajal e reúne 50 imagens de neurocientistas e 20 de artistas plásticos, acompanhados de outros intelectuais. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de fevereiro.

Programação

A programação inclui oficinas e debates com especialistas e organizadores. Visitas guiadas ocorrem às quartas e sábados, às 15h. Especialmente nos dias 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, as visitas guiadas serão seguidas de palestras, a partir das 18h: 21/01 – Silvana Allodi, doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ, com a palestra “Olhos: quem tem, como e por quê?” sobre o surgimento, a evolução e a estrutura dos olhos nas espécies.

28/01 – Penha Cristina Barradas, doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ, sobre a atuação das fibras nervosas na palestra “Para chegar a tempo: mielina, condução de sinais no sistema nervoso; o que acontece quando ela não funciona?”.

11/02 – Suzana Herculano-Houzel, doutora em Neurociências pela Universidade de Paris, discutirá as implicações da teoria evolucionista de Darwin em relação à espécie humana em "E se formos apenas um grande primata?".

Além dessa programação, no dia 09 de fevereiro haverá também a mesa-redonda “Pensando o cérebro, das imagens às paisagens”, com Benilton Bezerra, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ, Javier Oroquieta, pesquisador do Instituto Cajál, e Suzana Herculano-Houzel, professora do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.  A mediação será feita pelo cônsul geral da Espanha no Rio de Janeiro, Francisco Viqueira.

A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 03, Botafogo. As visitações ocorrem de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada é franca.

Para agendar visita de grupos, os interessados devem ligar para (21) 2542-7494 ou encaminhar e-mail para carminha@casadaciencia.ufrj.br.