A chegada do forte calor do verão serve de alerta para todos: é hora de se prevenir contra a dengue. Em 2008, o Estado do Rio contabilizou cerca de 250 mil casos da doença e 184 mortes confirmadas, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.">A chegada do forte calor do verão serve de alerta para todos: é hora de se prevenir contra a dengue. Em 2008, o Estado do Rio contabilizou cerca de 250 mil casos da doença e 184 mortes confirmadas, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.">
Categorias
Memória

Dengue: como se prevenir neste verão

A chegada do forte calor do verão serve de alerta para todos: é hora de se prevenir contra a dengue. Em 2008, o Estado do Rio contabilizou cerca de 250 mil casos da doença e 184 mortes confirmadas, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

  Veja o vídeo dessa matéria

A chegada do forte calor do verão serve de alerta para todos: é hora de se prevenir contra a dengue. Em 2008, o Estado do Rio contabilizou cerca de 250 mil casos da doença e 184 mortes confirmadas, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil. No entanto, este número pode ser maior, caso outros 143 óbitos ainda em investigação se confirmem. Este ano, prefeito Eduardo Paes anunciou a criação de um gabinete de combate à doença, visando enfrentar os novos perigos em vista, como a dengue tipo 4 e a febre do Oeste do Nilo, já detectada nos Estados Unidos.

Os especialistas alertam que a conscientização de cada cidadão é fundamental na caça aos criadouros do mosquito, onde as fêmeas depositam os ovos. Para evitar a proliferação de mosquitos que podem estar contaminados com o vírus da dengue, uma técnica barata e rápida de captura dos animais é a mosquitérica, espécie de armadilha que induz a fêmea a depositar seus ovos em um recipiente úmido e aprisiona as larvas do mosquito.

Mas a atuação da sociedade civil não isenta as autoridades governamentais de sua obrigação de zelar pela saúde pública e atender os possíveis casos de contaminação. Uma parceria entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Saúde de Três Rios vai tornar possível a realização de um curso de capacitação para professores de escolas públicas e agentes sanitários da localidade.