Nova edição da Revista Jurídica da Faculdade de Direito traz especial sobre o STF

No dia 26 de janeiro, a Faculdade de Direito (FND) da UFRJ lançará a edição número 3 de sua Revista Jurídica. A publicação traz os resultados da pesquisa concebida no projeto dossiê "Constituição e sua relação com a democracia", desenvolvido por pesquisadores da UFRJ e da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio financeiro do Ministério da Justiça.

O evento acontecerá às 10h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, e contará com a presença do reitor Aloísio Teixeira, além de docentes e alunos bolsistas que participaram da pesquisa. Na ocasião, será realizado também o seminário "Acesso à justiça, ativismo judicial e o Supremo Tribunal Federal".

A revista

O lançamento da nova edição da Revista Jurídica da Faculdade de Direito da UFRJ marca a retomada de uma tradição na unidade. Após um longo intervalo desde a publicação do último número, a edição do mês de janeiro de 2009 traz um especial sobre o Supremo Tribunal Federal, abordando temas como ativismo judicial e fidelidade partidária. Segundo José Ribas Vieira, professor da FND/UFRJ, a revista celebra ainda a parceria entre duas respeitadas instituições de ensino superior no Brasil.

— A realização deste projeto é extremamente importante para o fortalecimento das relações entre a UFRJ e a UnB, o que traz benefícios para ambas. Além disso, a contribuição do Ministério da Justiça foi fundamental para o sucesso do trabalho — destacou o professor, acrescentando que a intenção dos pesquisadores é continuar com a pesquisa. “O Ministério da Justiça também tem o intuito de criar o Observatório do Poder Judiciário, o que incentivará ainda mais a elaboração de estudos jurídicos no país”.

A Faculdade de Direito da UFRJ fica Rua Moncorvo Filho, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro.