">Apesar do período de férias, o Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) UFRJ 2020 continua seu trabalho de estruturar as propostas para a Cidade Universitária.

Comitê debate propostas para museus

Apesar do período de férias, o Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) UFRJ 2020 continua seu trabalho de estruturar as propostas para a Cidade Universitária. Na última segunda-feira (12/01), estiveram reunidos os integrantes do subcomitê de Cultura e Museus, professores Ronaldo Lima Lins, da Faculdade de Letras, Diana Maul, da Faculdade de Medicina, Isabel Azevedo, da pró-reitoria de Extensão, e Maria de Fátima Brito, da Casa da Ciência. O objetivo do grupo, previsto na Proposta Preliminar do Plano de Desenvolvimento da Cidade Universitária, é traçar uma política cultural para a organização e divulgação do acervo encontrado nos museus da UFRJ ou nas diversas unidades da universidade.

Segundo Diana Maul, somente no Centro de Ciências da Saúde (CCS) já foram identificados documentos, equipamentos de fins do século XIX, diplomas de ex-alunos e até mesmo obras de arte. "No Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, encontramos aparelhos que mostram as mudanças tecnológicas da área", explica. Para ela, o primeiro objetivo é resguardar o acervo da destruição a que estava exposto. "Encontramos quadros de pintores consagrados abandonados em meio às ruínas da perna seca do Hospital Universitária (HUCFF) e ainda em banheiros, sujeitos à umidade e sem o menor cuidado de preservação", cita a professora empenhada em conseguir um local melhor para abrigar o patrimônio documental do CCS.

O próximo passo do grupo será reunir outros responsáveis por acervos e museus da universidade e avaliar o material encontrado. Carlos Vainer, integrante do CTPD, afirma que "a política de Cultura e Museus deve ser planejada a partir de projeções temporal e espacial, tendo em vista os horizontes 2012, 2016 e 2020". Para ele, os museus da UFRJ devem "disponibilizar o seu acervo através de exposições – temporárias e permanentes – e também virtualmente", avalia.

Agenda

Foi confirmado para o dia 2 de fevereiro, no Conselho de Centro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o debate sobre o destino da Ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. A proposta a ser analisada é a demolição da chamada "perna seca" e a reconstrução de cerca de 10 mil metros quadrados da área. O investimento, estimado em cerca de R$ 22 milhões, já contaria com o aval do Ministério da Educação, mas aguarda a decisão dos representantes do CCS e a posterior deliberação do Conselho Universitário.

Ficou estabelecido ainda que no dia 5 de fevereiro, no salão do Conselho Universitário (Consuni), será realizada a primeira reunião do Conselho Participativo do Plano Diretor UFRJ 2020, onde serão apresentados os seus integrantes. Já na manhã do dia 6 de fevereiro, na sala da Congregação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), acontecerá o encontro dos representantes dos grupos de trabalho para a elaboração das propostas para o Plano de Ocupação e Uso da Praia Vermelha e para o Plano de Ocupação e Uso das Unidades Isoladas. Serão conhecidos os seus membros e definidas as primeiras providências.