">O Conselho do Parque Tecnológico da UFRJ aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (08), a instalação de duas novas empresas na Cidade Universitária.

Cidade Universitária recebe duas novas empresas

Veja o vídeo dessa matéria

O Conselho do Parque Tecnológico da UFRJ aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (08), a instalação de duas novas empresas na Cidade Universitária. Tanto a FMC Tecnologies do Brasil Ltda quanto a Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda atuam na área de petróleo e gás natural. O reitor Aloisio Teixeira destacou a importância da integração entre pesquisadores de dentro e fora da universidade no processo de desenvolvimento de tecnologia de ponta na Cidade Universitária. "Um dos eixos do Plano Diretor, em discussão na universidade é a integração entre a UFRJ e o Estado do Rio de Janeiro. A existência de um espaço como o Parque Tecnológico serve como escoadouro da produção tecnológica realizada aqui dentro", frisou.

A FMC do Brasil é uma holding da estadunidense FMC Tecnologies, com atuação em países como Escócia, Porto Rico e Malásia. Há 53 anos no Brasil, a empresa produz tecnologia em produção de petróleo e gás natural em águas profundas. O vice-presidente de Tecnologia, Paulo Couto, ressaltou a afinidade com a UFRJ. "Mais de um terço dos engenheiros da FMC do Brasil é formada ou atua na universidade. Além disso, 50% do nosso corpo gerencial é oriundo daqui", afirmou.

O dirigente também fez questão de garantir uma interação benéfica para ambas as partes. "Temos uma autonomia próxima dos 100% no que diz respeito à pesquisa. Praticamos ainda um sistema de governança corporativa que é uma garantia da lisura do nosso processo de pesquisa", disse. O presidente da empresa, Nelson Freitas, destacou ainda o caráter formador da holding. "Temos parcerias com o SENAI e a FGV, por exemplo, para cursos de aperfeiçoamento. Escolhemos nos instalar aqui, pois precisamos do conhecimento que a UFRJ produz", explicou.

A escolha foi referendada pelos conselheiros. "Eu sugeri que a FMC fizesse a proposta para entrar no Parque Tecnológico, pois é uma empresa seríssima e tem muitos planos para o Brasil. O fato de contarmos com ela na Cidade Universitária vai trazer uma série de oportunidades para nós. Contar com o conhecimento de seus profissionais é um avanço insubstituível", avaliou Carlos Tadeu Fraga, gerente executivo do Cenpes/Petrobras. "É difícil avaliar a importância deste momento. Foi uma apresentação muito convincente e estou muito seguro de que fizemos a escolha certa em aprovarmos a instalação da FMC no nosso Parque Tecnológico", argumentou Carlos Antônio Levi, pró-reitor de Planejamento da UFRJ.

Já a Schlumberger Serviços de Petróleo Ltda é uma das líderes mundiais no ramo de prospecção de petróleo e gás natural. Com um faturamento de US$ 23 bilhões em 2007, a multinacional está presente em mais de 80 países e emprega mais de 80 mil funcionários. A previsão da área ocupada dentro do Parque Tecnológico é de cerca de 2 mil metros quadrados, com previsão de conclusão das instalação para julho de 2010. "Nossa tecnologia será desenvolvida tendo em vista os problemas brasileiros. Temos a tradição de nos instalarmos em localidades de forte tradição acadêmica e não foi à toa que decidimos procurar a UFRJ. Pretendemos ainda utilizar grande parte do nosso quadro de engenheiros e pesquisadores com graduandos e pós-graduandos desta universidade", garantiu Antônio Ferreira, diretor executivo.

O diretor do Instituto de Geociências, João Graciano de Mendonça Filho, referendou a escolha. "Nós, do Instituto de Geociências, já desenvolvemos uma parceria com a Schlumberger. Eles sempre atendem às nossas solicitações e absorvem boa parte do nosso corpo discente em seus quadros. Com esta entrada, a tendência é que esta interação seja intensificada", afirmou.