Emoção marca a criação do Prêmio Cleonice Vicente Ribeiro

O departamento de enfermagem médico-cirúrgica oficializou, na última sexta feira dia 5, a criação do Prêmio Professora Cleonice Vicente Ribeiro, que será oferecido a pesquisas de enfermagem da área hospitalar. Cleonice Vicente Ribeiro uma das primeiras mulheres negras a integrar a Escola de Enfermagem foi professora titular do departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ.

A cerimônia teve mesa composta pela professora Lúcia Maria Botto Polido Loureiro, pelo diretor da divisão de enfermagem, Álvaro Costa, a presidente da associação de ex-alunos da EEAN, professora Lígia de Oliveira Viana, a líder do grupo de pesquisa cuidar/cuidados de enfermagem, professora Maria José Coelho e pela própria homenageada.

A professora Lúcia Maria, representando a diretoria da EEAN, iniciou a cerimônia em clima de descontração ao “entregar” o apelido dado pelos alunos à professora Cleonice nas aulas, “tia Cleo”. Em seguida, a professora Maria José fez uma breve biografia da homenageada, que nasceu em 27 de março de 1923 em Salvador, ingressou na EEAN em 1943 e concluiu o curso em 1946. Além da graduação em enfermagem, Cleonice possui outros cursos, entre eles os de formação de professores, licenciatura em filosofia (UERJ), bacharelado em ciências biológicas especialidade biofísica (UERJ), pós-graduação em pedagogia e didática aplicadas (UFRJ), mestrado em educação (UFRJ) e diversas atualizações.

Cleonice Ribeiro publicou ainda dois livros, fez várias pesquisas, traduziu livros e textos, foi regente em enfermagem clínica-médica, coordenadora do curso de graduação de 1974 a 1975 e ocupou também outros cargos de chefia. O evento foi ilustrado por fotos da personalidade do cuidado em diversos momentos de sua carreira.

O pioneirismo foi outro aspecto ressaltado pela professora Maria José Coelho, ao discursar acerca da criação, em 1988, do 1º projeto universitário em gerontologia e geriatria no Rio de Janeiro, o projeto de atenção integral a pessoa idosa (PAIPI), liderado por Cleonice. Como uma forma poética de representá-la foi escolhido o Baobá, por ser uma árvore secular e considerada sagrada.

Para oficializar a cerimônia foi entregue à professora Cleonice uma placa comemorativa que simboliza o reconhecimento e a admiração dedicados a ela por seus colegas.

O diretor da divisão de enfermagem do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) também se pronunciou exaltando o lado exigente da professora. “As cobranças eram muitas, a convivência nos revelou outra coisa, nós é que não a conhecíamos, mas éramos capazes já naquela época. Assim, veio a admiração e com ela, resultados. Com certeza a dureza dos seus atos, das suas palavras só nos fez crescer, então hoje nós, seus eternos alunos, fazemos parte dessa homenagem” lembra Álvaro Costa. Ele também chama atenção para as posições de liderança ocupadas pelos ex-alunos da homenageada, e credita-as em grande parte ao trabalho de educação e inspiração da enfermeira, que fez de seus alunos profissionais bem sucedidos tanto na docência quanto na área assistencial.

O evento também contou com depoimentos emocionados de ex-alunos da “tia Cleo” que compartilharam momentos e histórias vividos com ela nos tempos de aula e trabalho e expressaram seu respeito e admiração em forma de homenagem à professora.

Por fim, Cleonice teve a palavra. “O que eu posso dizer? Vocês todos me ajudaram a ser o que eu sou, porque o professor sozinho é uma coisa, mas quando ele se vê refletido nos seus alunos é outra coisa muito grande. Essa homenagem que vocês estão fazendo, eu não sei como explicar, eu só sei dizer a vocês que como uma mãe e um pai se orgulham dos seus filhos, da sua descendência, aqui está ‘Cleo’, aqui está a professora Cleonice Ribeiro. Eu devo muito a vocês, porque cada vez mais o aluno estimula o professor a crescer para dividir com ele aquilo que aprendeu e que trouxe de outros”, agradeceu a professora.