">No dia 15 de dezembro, foi inaugurado o Restaurante Universitário Central da UFRJ (RU). No passado, a Universidade já ofereceu a seus alunos restaurantes do tipo que

Restaurante Universitário Central é inaugurado

Veja o vídeo dessa matéria

No dia 15 de dezembro, foi inaugurado o Restaurante Universitário Central da UFRJ (RU). No passado, a Universidade já ofereceu a seus alunos restaurantes do tipo que, no entanto, foram fechados na década de 90. O ano de 2008 marca, portanto, a retomada de investimentos na assistência estudantil, sendo o RU uma conquista para toda comunidade acadêmica.

Para Lúcia Andrade, Coordenadora do Sistema de Alimentação, a inauguração do Restaurante Universitário é uma vitória. “Com o RU estamos iniciando um processo que extrapola a questão assistencial. Este serviço não foi estruturado para apenas fornecer alimentação, mas, especialmente, para promover uma construção coletiva, cumprindo a nossa missão institucional de realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a coordenadora. Segundo ela, o espaço, além de ser aproveitado pelos estudantes, será utilizado para oferecer cursos de capacitação à população circunvizinha.

Nessa primeira fase, o RU trabalha com uma empresa terceirizada que fornece a alimentação na modalidade transportada, totalizando 2500 refeições, sendo 1700 para o refeitório central e 800 para o restaurante satélite da Faculdade de Letras. “Nossa expectativa é que no segundo semestre de 2009 seja inaugurado o restaurante satélite do Centro de Tecnologia (CT) e já entramos na fase de encaminhamento de documentação para a construção da unidade do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)”, disse Lúcia Andrade. Com os novos refeitórios o número de refeições se estenderá para 3000. “No próprio RU Central, quando completarmos a obra da área de produção, também em 2009, confeccionaremos aqui cerca de 3200 refeições”, completou a coordenadora.

Cálculos do comitê técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 estimam uma população de 100 a 200 mil alunos, técnico-administrativos e docentes circulando pela Cidade Universitária em 2020. Assim, a implantação de restaurantes em diferentes centros de convergência, bem como o aumento do número de refeições fornecidas acompanha o processo de expansão pelo qual passa a Universidade.

As refeições são oferecidas ao valor de R$2 para estudantes e de R$6 para técnico-administrativos e prestadores de serviços. Para a estudante Luíza Clemente, do curso de Biofísica, a iniciativa é muito importante. “Já estava na hora de termos um serviço desse tipo na Universidade. A comida é gostosa e o preço é bom, pois não conseguiríamos comer a esse preço em algum outro lugar da UFRJ”, afirmou a aluna.