Herve Morvan profere palestra na COPPE

O professor Herve Morvan da universidade inglesa de Nottingham esteve na UFRJ na sexta-feira (12/12) para falar sobre algumas de suas muitas linhas de pesquisa. Ele deu destaque à elaboração de sistemas fluidodinâmicos para motores de avião e à busca por formas de se purificar a água através da osmose — processo no qual o líquido vai de um meio menos concentrado para outro de maior concentração. Morvan veio a convite do Programa de Engenharia Química (PEQ) e falou por mais de duas horas no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ).

Grande parte do tempo, segundo Morvan, é dedicado ao trabalho para as aeronaves, qualificado por ele como extremamente complexo e interessante. Por ser de vital importância tanto para a aviação civil quanto para a militar, o desenvolvimento de motores seguros e eficientes deve aliar constante inovação tecnológica e precisão. A geração de fluxos hidráulicos que contribuam para o controle da temperatura do motor, por exemplo, é essencial; contudo, de acordo com Morvan, quando uma nova máquina é desenvolvida, as prioridades costumam ser os sistemas de propulsão e combustão. A fluidodinâmica, nesse caso, torna-se uma forma de contornar problemas que surgem ao longo da construção: “Chegam para nós e dizem que temos um determinado espaço e uma temperatura que não pode ser aceita. Aí, temos que dar uma solução para baixá-la. As restrições são bem altas”, contou o pesquisador.

O estudo da purificação da água, por outro lado, conta com o auxílio dos orientandos de mestrado, doutorado ou PhD de Morvan. O procedimento da purificação através da osmose é manter lado a lado recipientes que contenham, respectivamente, água pura e água com sedimentos. Assim, de acordo com a definição científica de osmose, a água passa para o recipiente com menor concentração de detritos, purificando-se. O professor citou a experiência de pesquisadores israelenses que aplicaram o processo a rolos, mantidos agrupados em uma sala específica, sob exatas condições de temperatura e pressão. É importante dizer, contudo, que ainda há muita pesquisa a ser feita sobre o assunto.

Herve Morvan cursou mestrado, doutorado e PhD na University of Glasgow, na Escócia e, atualmente, é professor associado da University of Nottingham, na Inglaterra. Ele graduou-se em Matemática pelo Lycee Kerichen e em Engenharia Civil pela Ecole Speciale des Travaux Publics, ambos na França.