Categorias
Memória

Programa Avançado de Cultura Contemporânea lança acervo virtual

O Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ lançou nesta quinta, dia 11, o acervo virtual de arquivos culturais, resultado de mais de dez anos de pesquisa. Na ocasião também foi lançado o terceiro número da Revista Z, agora com novo layout.

Arquivos em papel, como fotografias e entrevistas, foram digitalizados e se encontram disponíveis na internet. O acervo apresenta temas como etnicidade, imigração, relações raciais e de gênero, mídia e cultura.

Através do site do PACC (http://www.pacc.ufrj.br), os interessados também podem acessar a Revista Z, cujo foco é o mundo contemporâneo em suas diversas facetas. A revista conta com artigos acadêmicos de estudiosos do Brasil e do exterior, como os das universidades de Buenos Aires e Nova York, bem como textos de escritores e teóricos. A diretora executiva da revista Amara Rocha, em entrevista, afirmou:

— A Revista Z trabalha com artigos originários de pesquisa acadêmica, como artigos de pessoas de fora da academia, relacionados com assuntos do mundo contemporâneo. E no editorial tem muita gente ligada à área de estudos culturais.

Conheça a revista acessando http://www.pacc.ufrj.br/z/ano4/3/inicial.php. Interessados em enviar textos devem entrar em contato com os editores pelo e-mail revistaz@forum.ufrj.br.