Categorias
Memória

Núcleo de Direitos Humanos inaugura instalações

Em justa homenagem a professora Suely de Almeida, falecida em 9 de agosto de 2008, o reitor Aloisio Teixeira, o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Marcelo Corrêa e Castro e a Diretora do NEPP-DH da UFRJ, Mariléa Porfírio,  realizam cerimônia de inauguraração das novas instalações do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) que passa a se  chamar Suely Souza de Almeida.

A professora foi uma importante ativista na defesa dos direitos da mulher e
lutava contra a violência de gênero através do desenvolvimento de trabalhos teóricos sobre o tema, da formulação de políticas públicas e ações práticas.

Ela iniciou sua carreira na UFRJ em 1988, como chefe do departamento de
Métodos e Técnicas da ESS, e ocupou diversos cargos de destaque na
Universidade, como o de decana do CFCH, no período de 2002 a 2006, e de
diretora da ESS, de 1998 a 2002.

Recentemente, dirigia o Núcleo de Estudos de Políticas em Direitos Humanos (NEP-DH), órgão suplementar do CFCH que desenvolve entre outros programas o Observatório da Laicidade do Estado (OLE), o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) e o Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM), elaborado por ela, em conjunto com as professoras Eliana Amorim Moura e Luciane Quintanilha Falcão, em 2004.

A solenidade ocorrerá dia  8 de dezembro, às 17h e 30 min. no Prédio anexo do CFCH, que fica no campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur, 250, onde se localiza o núcleo.