Jornada da Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal

Começou ontem (13/11), a IV Jornada do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e Química Medicinal. O evento é voltado à apresentação de conferências pelos alunos e professores sobre diversos temas da área. O Professor Dr. Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), abriu o evento, ressaltando que a jornada já é tradicional e manifestou orgulho pela dinâmica do programa, que atrai e envolve os alunos. Lent lamentou apenas o fato de não ter conseguido uma integração com o outro programa de pós-graduação do Instituto, o de Ciências Morfológicas, que possibilitaria maior de experiências e o desenvolvimento de trabalhos em comum.

O professor lembrou ainda que o Instituto completará 40 anos em 2009 e adiantou que um grande evento já está sendo planejado. “Para esse evento vai ser muito importante a presença do Programa de pós-graduação”, diz Lent..Para a primeira mini-conferência o professor Roberto Takashi Sudo, um dos organizadores do evento, chamou o aluno Cleverton Kleiton Freitas de Lima, que apresentou o “Estudo da modulação da resposta inflamatória e hiperalgésica por carragenina e capsaicina por novos derivados imidazo-piridínicos”. O trabalho abordou terapias aplicadas a doenças inflamatórias crônicas como artrite e arteriosclerose, que segundo Cleverton, tem incidência relativamente alta. Devido a problemas como baixa eficácia ou efeitos colaterais, tem-se estudado terapias alternativas para o tratamento dessas doenças com maior segurança.

O professor Leon Rabinovitch, do Laboratório de Fisiologia Bacteriana (Instituto Oswaldo Cruz), a Dra. Clara de Fátima Gomes Cavados e a mestra Sônia Ermelinda Alves da Silva abordaram o tema “Bacillus thuringiensis, Bacillus sphaericus como bioinseticidas e Bacillus cereus, aspectos da biotecnologia e produção industrial”.

A Jornada segue hoje com mais conferências, entre elas “Efeitos farmacológicos de extratos obtidos da uva vinífera e do açaí”, a ser ministrada pelo professor Dr. Roberto Soares de Moura (UERJ).