Estruturas Verdes e o Desenho da Paisagem Urbana

Estruturas Verdes e o Desenho da Paisagem Urbana é o tema do trabalho apresentado por Lívia Perfeito nesta quarta-feira, dia 5.

O trabalho consiste no levantamento das áreas de preservação ambiental da Barra de Guaratiba. O principal objetivo é separar as áreas verdes dos centros urbanos, tendo em vista que a forte expansão demográfica da região já está afetando o ecossistema local.

Lívia criou um planejamento ecológico e sustentável para área priorizando a sustentabilidade, a biodiversidade, a paisagem e o desenvolvimento e promoção do local. Entre os motivos que justificam a escolha da região de Guaratiba estão sua baixa densidade demográfica, a extensão das áreas de solo permeáveis, as áreas alagadas, seu grande potencial turístico, os loteamentos irregulares e a especulação imobiliária.

A estudante termina sua apresentação destacando a importância do projeto para a população local já que promove uma educação ambiental ao mesmo tempo que detecta as necessidades  dos moradores.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008