20 anos do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica

O Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da UFRJ comemorou 20 anos de existência com a realização de uma cerimônia que reuniu fundadores, professores, ex e atuais alunos do curso nesta quinta-feira, 27 de novembro, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura.

A mesa de abertura contou com a presença de Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, Marcos Jardim, diretor do Instituto de Psicologia, e Ana Beatriz Freire, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica, que parabenizaram o curso por duas décadas de dedicação ao ensino.

– O nosso programa, idealizado por Luis Alfredo Garcia Rosa, professor emérito da UFRJ, foi pioneiro no Brasil e América do Sul -, disse Ana Beatriz, que completa: “A iniciativa provou que é possível desenvolver pesquisas no campo da psicanálise dentro da Universidade”.

Marcos Jardim, por sua vez, relembra a trajetória do curso, que foi o primeiro programa de pós-graduação do Instituto de Psicologia. “Nosso programa nucleou outros cursos de pós-graduação em teoria psicanalítica pelo Brasil”, afirma o diretor, enfatizando que, ao longo dos 20 anos, o curso fez as melhores notas segundo a avaliação do CAPES, sendo reconhecido inclusive fora da Universidade.

O reitor também destaca a honra de participar das comemorações, referindo-se ao Palácio Universitário como “o lugar ideal para a cerimônia de 20 anos do programa em teoria psicanalítica, devido à história que o prédio, antigo Hospital de Alienados, guarda”. Aloísio também assume um compromisso com o IP e a Pós-graduação do Instituto, “para discutir os problemas, solucioná-los e continuar nesse caminho de êxito”.

Após a cerimônia de abertura, Luis Alfredo Garcia Rosa, Joel Birman e Antônio Godinho, professores que participaram da fundação do programa, contaram sobre sua criação, destacando a importância deste reencotro.