Categorias
Memória

Professor da Letras lança seu 8º livro

 Godofredo de Oliveira Neto, professor da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ lançará, no próximo dia 2 de dezembro, seu oitavo livro, intitulado Marcelino. O romance, publicado pela editora Imago, será lançado a partir das 19 horas, na Livraria Argumento.

Marcelino é ambientado em 1942 e conta a história de um pescador cafuzo de 18 anos que é seduzido pela governanta de um senador da República. A partir desse envolvimento, a vida do rapaz passa por uma série de mudanças, que envolvem, inclusive, a vinda de Marcelino para o Rio de Janeiro.

Tratando de temáticas como o conflito entre razão e emoção, o papel do sexo na juventude e a política nos anos 40, Marcelino representa, segundo o autor, um equilíbrio entre forma e conteúdo. Godofredo de Oliveira Neto explica que esse livro é uma reescritura de Marcelino Nanmbra, o manumisso, obra lançada por ele há 10 anos. A história se manteve, mas a forma estilística foi alterada. Com um narrador mais presente e com a exploração do uso de travessões, o autor garante que os personagens ganharam maior profundidade psicanalítica.

– Esse é um livro que mexe muito comigo, porque me desnuda diante do leitor. Conhecer Marcelino é conhecer a nação brasileira e a força do Brasil mestiço – sublinha.

A Livraria Argumento fica na rua Barata Ribeiro, 502, Copacabana.