">No último dia 4, o reitor Aloisio Teixeira esteve no Palácio Guanabara com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, para tratar de parcerias de interesse comum entre a UFRJ e o estado do Rio.

Reitor e vice-governador debatem parcerias

Veja aqui o vídeo do encontro

No encontro, estiveram em pauta iniciativas debatidas pelo comitê técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 para o desenvolvimento da Cidade Universitária.

Alguns dos pontos abordados foram a construção de uma ponte ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha, alternativas de transporte para o Aeroporto Internacional, passando pela universidade, além da criação de um ramal ferroviário para facilitar o acesso ao campus.

– Os projetos que o reitor Aloísio nos trouxe vêm ao encontro do que o governador Sérgio Cabral já vem cobrando da Secretaria de Obras, principalmente o acesso ferroviário à Cidade Universitária – disse o vice-governador.

Segundo Luiz Fernando Pezão, o governo do estado está ciente de que a população da UFRJ tende a se ampliar consideravelmente até 2011 e, diante disso, alternativas de transporte para o campus estão sendo estudadas.

Para o reitor Aloísio Teixeira, um dos pontos principais do processo de reestruturação pelo qual a UFRJ está passando é uma integração crescente com o município, com o estado e com as sociedades carioca e fluminense. "Na medida em que estabelecemos essas parcerias e desenvolvemos conversas, estamos caminhando no sentido de ter uma universidade mais capaz de atender às demandas da sociedade", esclareceu Aloísio.