Exposição reúne trabalhos de estudantes de Psicologia e Belas Artes

No dia 1° de dezembro, será inaugurada no átrio do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ a 18ª edição da exposição Psicologia em Cena. A mostra — que este ano traz o tema “O Vestuário: Um Lugar de Memória – Em busca de um jeito carioca de ser (1890-1950)” — reúne os trabalhos finais da disciplina Psicologia Aplicada às Artes Cênicas, oferecida aos alunos da Escola de Belas Artes e do Instituto de Psicologia.

Segundo Phrygia Arruda, professora que coordena a exposição, os trabalhos abordam a indumentária como lugar de memória e atravessam um período que vai da Belle Époque, no final do século XIX, à década de 1950, quando a cidade do Rio de Janeiro viveu uma intensa modernização. “O conhecimento crítico e a apropriação consciente por parte das comunidades e indivíduos do seu ‘patrimônio’ são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania”, destacou Arruda.

A exposição poderá ser visitada entre 9h e 17h. O Fórum de Ciência e Cultura fica na Av. Pasteur, 250 – Urca.