“Essa escola é o Céu”

Os estudantes Carolina Portela, Victor Mello e Júlia Tavares, estudantes de Pedagogia da UFRJ, apresentaram nesta quinta, dia 6, quarto dia da Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, o trabalho “Desempenho escolar: Estratégias Escolares para lidar com o problema”. Nesta pesquisa, eles estabeleceram uma comparação entre as prioridades de escolas consideradas de “alto” e “baixo” prestígio por parte do corpo docente e da população. A expressão “céu” seria uma referência às unidades de “alto” prestígio.

O estudo foi iniciado em 2007 quando os estudantes realizavam entrevistas em escolas para outro trabalho, como explica Victor. “Este estudo busca analisar a questão da liderança e desempenho escolar, observando como os profissionais do ensino buscam resolver a questão entre equidade e qualidade”.

Carolina lamenta que as escolas não estão preocupadas com o desempenho do aluno. “Quando existe esse destaque para a qualidade, a escola se torna mais seletiva e a equidade começa a piorar. Essas vertentes não têm conseguido até o presente momento andar juntas”, afirma a estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008