Como otimizar sondas de perfuração petrolífera

Pensando no custo elevado para extração do petróleo e necessidade de construção de poços diferentes adequados a cada região, com novas tecnologias, os estudantes do 6º período do curso de engenharia do Petróleo, Talles do Couto LemGruber Kropf e Felipe Lima de Oliveira, orientados pelo professor Virgílio José Martins Ferreira Filho do Departamento de Engenharia Industrial, desenvolveram uma pesquisa para desenvolver um simulador computacional que possibilite avaliar as diferentes formas de colocar as sondas nos poços, respeitando as particularidades de cada um.

O trabalho, que utilizou 25 poços e três sondas, levou em consideração a profundidade máxima de intervenção e a capacidade de intervenção das sondas. E, também buscou avaliar: as características para classificar as sondas, obter parâmetros de custo, levantar tempos de operação, construir um protótipo de simulação que permita alocar sondas a poços seguindo diferentes critérios. A partir disso, identificar quais são os indicadores críticos de desempenho, para então refinar o modelo e otimizar a utilização das sondas.

A pesquisa utilizou o chamado algoritmo genético (AG), uma técnica de procura usada para encontrar soluções aproximadas em problemas de otimização e busca. Os dados obtidos com as simulações foram organizados em três matrizes: dos dias iniciais, das prioridades e das sondas. A partir das observações feitas pelos estudantes foi possível determinar que quanto maior o nível de restrição imposta a sondas, maior a eficiência do algoritmo genético.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008