Categorias
Memória

A visão da mulher sobre a assistência no pós-natal

Gabrielle Rodrigues de Mattos Costa e Claudia da Silva Teixeira, do 7° período de Enfermagem, desenvolveram a pesquisa “A Assistência de Enfermagem à Mulher no Pós-Natal: A Visão das Puérperas numa Perspectiva da Qualidade”, apresentada hoje (7/11) em painel no corredor do CCS.

Sob orientação da professora Drª Maria Aparecida Vasconcelos Moura, as alunas abordaram a assistência de enfermagem à mulher no pós-natal, tentando caracterizar a visão das puérperas (mulher que acaba de parir) em relação ao atendimento com ênfase na qualidade. “O interesse por desenvolver esse tema surgiu quando passamos pelo estágio na maternidade e tivemos contato com as mães e percebemos que elas tinham necessidade de informações específicas em relação ao cuidado com elas e o bebê”, diz Gabrielle.

As alunas concluíram que apesar das respostas positivas das pacientes em relação à qualidade do atendimento, esse resultado muitas vezes se deve a falta de conhecimento das mães acerca de seus direitos, pois vêem como satisfatório o simples fato de terem um lugar para dar a luz. Gabrielle Costa ressalta ainda que a identificação das reais necessidades e expectativas das mães é de vital importância para a melhoria do atendimento.


Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008