Adolescentes e mídia

“O Uso da Mídia pelos Adolescentes: Uma Questão de Gênero”. Esse foi o tema apresentado por Glenda Chagas, estudante da Escola de Serviço Social, no terceiro dia da Jornada de Iniciação Científica. Glenda é estagiária do Programa Papo Cabeça, da Maternidade Escola da UFRJ, que desenvolve projetos sobre sexualidade com adolescentes e jovens de escolas públicas do Rio de Janeiro.

Em sua pesquisa, ainda em execução, Glenda distribuiu questionários entre alunos de 14 a 18 anos em três escolas da rede pública. As conclusões preliminares evidenciam um maior acesso à mídia eletrônica. “Em relação à internet não constatamos nenhuma diferença no uso por meninos e meninas (50% para ambos). Já em relação à televisão, percebemos uma variação de gênero em relação ao tempo de utilização e programas assistidos (os garotos têm preferência por telejornais, enquanto as garotas por novelas e filmes)”, revelou a estudante.

Leia aqui outras matérias sobre a JIC 2008