O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências (LIMC), do qual participam a UFRJ, a UniRio e a UFSCar, irá promover, nesta quinta-feira, 23 de outubro, uma pesquisa de aula na unidade Centro do Colégio D. Pedro II.
O evento, que acontece às 13 horas, conta com a presença de representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, representantes do consulado japonês, professores e pesquisadores da área de Educaçào Matemática e Educação.
A pesquisa de aula é uma estratégia de formação desenvolvida no Japão, no século XIX. Na sala de aula, o especialista dava uma aula a uma classe de alunos. No espaço ao longo das paredes da sala se postavam os futuros professores, observando tanto as nuances e as estratégias do especialista em cada momento da aula quanto as reações dos alunos, ou mesmo o trabalho individual de algum destes, acompanhado de perto. Terminada a aula para os alunos, estes se dirigiam a outro local, e os assistentes iniciavam, com o especialista, um processo de discussão e interpretação crítica dos eventos que haviam acabado de presenciar na sala de aula.
Esta estratégia de formação não foi abandonada após os anos de pioneirismo inicial. Aperfeiçoada ao longo dos anos, ela é empregada ainda hoje na formação inicial e, principalmente, na formação continuada dos professores em exercício nas escolas.
O Colégio Pedro II fica Rua Marechal Floriano, 80.