Categorias
Memória

Centro Cultural divulga programação de cinema em outubro

Os fãs do cinema nacional já podem separar um horário entre as aulas neste mês. O Centro Cultural Professor Horácio Macedo divulgou sua programação audiovisual. A novidade é que, em outubro, os filmes não serão exibidos somente ao meio-dia. Haverá sessões às 14h30.

Os cinéfilos poderão curtir a exibição de Cabra-Cega – dia 6, às 14h30; A Via Láctea – dia 9, às 12h; Bodas de Papel – dia 10, às 12h, e o Homem que pode voar, dia 13, às 14h30. As sessões serão exibidas no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ). O centro cultural está situado no prédio do CCMN, na Cidade Universitária.

Sinopses

Cabra-cega – Thriller político. A trama principal trata da relação limite de Tiago e Rosa, dois jovens militantes da luta armada, que vivem o sonho do projeto revolucionário.

Alojados num bairro tradicional de São Paulo, no belo apartamento do arquiteto Pedro, um simpatizante da causa, eles vão perdendo a razão com os acontecimentos vertiginosos e incontroláveis daqueles tempos. O pano de fundo é um Brasil amordaçado e sem liberdades democráticas. Brasil, Drama, 2004. Direção: Toni Venturi. Elenco: Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch, Micher Bescovitch.

A Via Láctea – Após uma violenta briga ao telefone, um homem decide ir de carro até a casa de sua namorada, para resolver a situação. No caminho, ele passa a pensar nas possibilidades da vida em um grande centro urbano. Brasil, Drama, 2007. Direção: Lina Chamie. Elenco: Marco Ricca, Alice Braga,Fernando Alves Pinto.

Bodas de Papel – Candeias é uma pequena cidade do interior, ao lado de um belo rio. Há três anos o governo decidiu construir uma represa e decidiu evacuar a cidade que seria inundada pelas águas. Hoje, três anos depois, o governo desistiu da represa e os habitantes de Candeias começam a retornar. Nina é uma mulher de 35 anos, que mora em São Paulo. Ao ler no jornal que Candeias voltará a ser habitada, decide ir para a cidade onde passava suas férias na infância e decide reformar vagarosamente o Hotel que pertencera a seu avô. Nessa nova trajetória, Nina conhece Miguel, um arquiteto argentino que vive em São Paulo há cerca de quatro anos e que foi contratado por uma velha moradora de Candeias, para reformar sua casa. Miguel e Nina se conhecem nessa cidade que não deveria existir. Apaixonam-se e vivem essa paixão. Mas a vida é cheia de surpresas e reviravoltas. O filme é um drama de amor, que fala de sentimentos profundos e universais: amor, carinho, nostalgia, perda, insegurança, paixão. Brasil, Drama, 2008. Direção: André Sturm. Elenco: Helena Ranaldi, Dario Grandinetti, Walmor Chagas.

O Homem Pode Voar – No início do século XX, o jovem Alberto Santos Dumont chega a Paris para acompanhar o tratamento de saúde do pai. Em pouco tempo se envolve na disputa pela construção de aparelhos voadores, que tinha grande destaque na época. Em outubro de 2006 Dumont consegue ser o 1º homem a decolar e pousar sem auxílio externo. Um mês depois ele conquista os três primeiros recordes homologados no ar: velocidade, altura e distância. O Aeroclube da França reconhece a proeza como sendo o marco inicial da aviação mundial. Brasil, Documentário, 2006. Direção: Nelson Hoineff. Narração: Roberto Maya.