Escola e universidade de mãos dadas

Nos dias 22 e 23, alunos do ensino médio e fundamental de diversas escolas do Rio de Janeiro visitam o Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFRJ. A iniciativa é organizada pelo Programa de Educação Gestão e Difusão em Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica (IbqM/UFRJ), e faz parte do Projeto “Universidade – Escola: trocando figurinhas”.

Sob a coordenação das professoras Denise Lannes e Jacqueline Leta, o projeto existe desde 2007 e tem como objetivo permitir que tanto os estudantes quanto os seus professores entrem em contato com o universo científico por meio de temáticas que façam parte de seu cotidiano.

Esse semestre, os temas abordados são “O que é inflamação?” e “Entre peçonhas e peçonhentos”. As atividades duram cerca de quatro horas, tendo início com a sessão de abertura, quando os alunos preenchem um formulário de identificação. Após entenderem melhor o conceito de ciência e a rotina do cientista, os estudantes visitam laboratórios do CCS que desenvolvem pesquisas relacionadas ao tema proposto. Após uma pausa para o lanche, acontece a palestra de encerramento, quando os alunos e professores visitantes, juntamente com os docentes da UFRJ, discutem conceitos, metodologias e práticas observadas nos laboratórios.

As atividades continuam amanhã (23) e acontecem a partir das 8h30, no Auditório Hélio Fraga, que fica no CCS, bloco K, 2° andar, Cidade Universitária.