Começa segunda semana de polímeros

O Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano (IMA/UFRJ) deu prosseguimento nesta quarta-feira (8/10) à “2ª Semana de Polímeros” –  realizada nas dependências do próprio Instituto – , iniciada terça-feira (7/10).

No primeiro dia do evento, foram realizados apenas minicursos. A primeira palestra, cujo tema era “Polímeros! Todo dia! Toda hora!”, ocorreu hoje e foi ministrada pelo professor Ricardo Michel no Auditório do IMA.

Michel falou sobre a formação dos polímeros e sobre como uma pequena mudança em sua cadeia altera o material sintetizado. Além disso, o professor também fez questão de frisar a presença desses compostos na natureza. Os exemplos dados foram o amido, presente em diversos tipos de alimentos, a celulose e a pectina, presentes nas plantas.

As propriedades especiais dos polímeros não passaram despercebidas. Através de exemplos práticos, Michel falou sobre a flexibilidade, rigidez, elasticidade, viscosidade, resistência e fragilidade, entre outras características típicas dos materiais em questão.

A “2ª Semana de Polímeros” estende-se até o dia 9, quinta-feira. O endereço do IMA é Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, bloco J, Cidade Universitária.