3ª Semana de Diversidade Sexual da UFRJ

Veja o vídeo dessa matéria

Começou nesta segunda-feira, dia 6 de outubro, a terceira edição da Semana de Diversidade Sexual, promovida pela Escola de Comunicação da UFRJ. O evento acontece até o dia 8 de outubro, entre 14h e 17h, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura.

Para a palestra de abertura, “Educação e Cultura: Novos Olhares”, mediada por Luciana Zucco, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, estiveram presentes Anderson Ferrari, professor do Programa de pós-graduação em Educação e coordenador do Colégio João XXIII, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora, e coordenador de projeto do Movimento Gay de Minas Gerais; e Wilton Garcia, ganhador do prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade.

Anderson destacou a importância de se abrir espaço para a discussão da diversidade sexual na Universidade, que considera ainda reticente quanto a esse assunto. “Não é possível pensar em diversidade sem pensar em educação e cultura”, afirmou. A partir de exemplos tirados de sua experiência em escolas, o professor conta que a questão da homossexualidade é baseada no ponto de vista do outro: “o discurso da homossexualidade é usado para afirmar o da masculinidade”, disse Anderson, ao que Wilton completa: “Quando se diz sobre o outro que ele é isto ou aquilo, afirma-se também a própria autenticidade”.

Ferrari dá como exemplo brincadeiras ditas “masculinas”, que inclui certa brutalidade. “Em um grupo social como a escola, o menino que não aceitar a brincadeira, muitas vezes é taxado de homossexual pelos colegas, sendo excluído e considerado quase que pertencente ao grupo das ‘meninas’”. Julgamentos como esses têm uma procedência anterior e acontecem não apenas em ambientes escolares, mas em várias esferas da sociedade.

– O discurso da homossexualidade é muitas vezes confundido com gênero, mas estamos falando de subjetividades -, explica o professor. Segundo Ferrari, “a sociedade enquadra a si mesma e ao outro em paradigmas e sistemas de valores, para a qual, historicamente, ser homossexual não é um valor”. Para ele, a discussão desse assunto no contexto escolar ainda é um tabu: “As escolas não estão sendo capazes de levar a matéria para o cotidiano. Porém não se deve culpá-las. É preciso refletir sobre que forma de graduação estamos passando aos futuros professores”, conclui Anderson.

Na quarta-feira, dia 8 de outubro, acontece durante a 3ª Semana de Diversidade Sexual o I Fórum de Política de Inclusão Social e Identidade de Gênero na UFRJ, que pretende propor medidas para auxiliar na afirmação da diversidade sexual da UFRJ. O documento será encaminhado para a reitoria da Universidade e outras instituições apontadas durante o Fórum. A Semana de Diversidade conta ainda com as discussões “A identidade de Gênero e a Orientação Sexual dentro da Saúde Pública” e “Políticas Públicas”, além das apresentações de vídeos e esquetes. A Escola de Comunicação da UFRJ fica à Avenida Pasteur, nº250, campus da Praia Vermelha.