Recicla CT comemora primeiro aniversário

As latas de lixo coloridas já foram incorporadas à paisagem do Centro de Tecnologia da UFRJ. São, na verdade, a face aparente do Recicla CT, projeto piloto que começou com uma sugestão do reitor Aloísio Teixeira.

O Decreto Lei número 5940, de 25/10/2006, foi o pontapé inicial para a elaboração do projeto. Segundo ele, todas as instituições públicas devem implantar coleta de lixo seletiva e destinar os resíduos obtidos para os catadores, organizados em cooperativas. Assim, promove-se de uma só vez  inclusão social e preservação ambiental.

Em resposta ao Decreto, o decano do CT, professor Walter Suemitsu, nomeou em 22 de junho do ano passado uma comissão com representantes de todas as unidades do Centro para a implantação do Recicla.

Os objetivos são, além de coletar os resíduos gerados, organizar um sistema de coleta seletiva único para os programas já existentes; educar ambientalmente integrantes do CT para que separem corretamente materiais recicláveis; estimular o desenvolvimento de tecnologias para tratamento de resíduos sólidos, e fortalecer as Cooperativas Populares através da ampliação de renda e das oportunidades de trabalho.

O senhor Carlos Alberto e a dona Marilza, por exemplo, são duas pessoas beneficiadas pelo projeto. Catadores de lixo, há 20 anos eles sobrevivem da coleta de latinhas na ilha da Cidade Universitária, no Fundão. O Recicla os ajudou a complementar um pouco a renda familiar, uma vez que eles não lidam mais apenas com latas, mas também com papel, plástico, vidro e resíduos orgânicos.

Há planos de expandir o Recicla para toda a UFRJ; contudo, é necessário ainda consolidá-lo no próprio CT. Quem sabe daqui a pouco tempo as latas coloridas estejam por toda a Universidade. O meio ambiente agradece.