Eduardo Serra (PCB) abre série de encontros com candidatos a prefeito na UFRJ

O candidato do PCB Eduardo Serra abriu nesta quarta (03) a série de encontros com os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, uma iniciativa do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB). Durante duas horas, Serra expôs, no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, seu programa de governo nas áreas de transporte, educação, segurança, saúde e habitação.

Uma das propostas anunciadas é a ampliação da oferta de transporte público de massa, com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), integrando diferentes bairros da cidade. “Para cada oito passageiros transportados por ônibus, apenas um viaja de metrô. Esse sistema de transportes no Rio está na contramão do modelo desenvolvido nas cidades mais desenvolvidas”, afirma Serra. O candidato também defende a estatização das linhas de ônibus para garantir transporte público de qualidade aos moradores de bairros afastados, principalmente na Zona Norte e Oeste da cidade.

A retomada dos serviços por parte do Poder Público é uma das principais bandeiras do candidato do PCB. As propostas estão contidas no plano diretor da campanha. O candidato defende investimentos nas áreas mais pobres, “recolocando o Estado no comando dos serviços públicos”.

Segundo ele, o padrão de exploração privada está presente em todas as áreas. Na saúde, afirma que menos de 20% dos 1,6 mil estabelecimentos de saúde no Rio de Janeiro são públicos. “Predominam os planos de saúde, que não têm interesse em fazer saúde preventiva, campanhas de vacinação e terapias alternativas”, critica. O mesmo ocorre, prossegue Serra, com as atividades culturais e esportivas. “O Complexo do Alemão não conta com um cinema. Pretendemos distribuir esses equipamentos e que eles sejam públicos, permanentes e de qualidade”.

Dentre as medidas emergenciais, estão previstas no primeiro ano de mandato ações na área de habitação, emprego e de combate à fome. Quanto à segurança pública, competência do Governo do Estado, ele acredita que o enfrentamento do crime não deve prescindir de investimentos na área de inteligência e investigação. “Vamos instalar uma polícia comunitária para atuar na prevenção ao crime. Defendemos também uma guarda municipal desarmada que não seja usada para bater no trabalhador informal”, afirma.

Serra também propõe a participação democrática da sociedade na formulação dos projetos do seu governo, caso seja eleito. Para isso, o candidato pretende criar conselhos populares, com representantes eleitos em cada bairro. Segundo ele, “os conselhos atuarão na proposição e fiscalização de políticas públicas, construindo o que chamamos de governança comunista através do poder popular”.

Após a apresentação das propostas, houve debate – mediado pelo presidente da FUJB, Raimundo de Oliveira – com perguntas do público. Professor da Escola Politécnica da UFRJ, Serra acredita que a universidade tem muito a contribuir para o desenvolvimento justo e equilibrado da cidade. “A UFRJ tem papel fundamental na proposição de soluções para os problemas da cidade. A universidade pode contribuir na área de desenvolvimento urbano. Pretendemos também propor consórcios, com cursos à noite para capacitação de públicos específicos, como professores e policiais”, explica.

O segundo candidato a participar da série de encontros será Jandira Feghali (PC do B), no próximo dia 10, às 18h. Depois será a vez de Chico Alencar, do PSOL, no dia 11, às 12h. Também estão confirmadas as presenças de Alessandro Molom (PT) e Eduardo Paes (PMDB), respectivamente nos dias 15 e 24 desse mês. Todos os encontros acontecerão no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na avenida Pasteur, 250/2° andar, Praia Vermelha.