Economistas discutem na UFRJ modelos de desenvolvimento para o país

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizou nesta sexta, dia 26, mais um ciclo de debates sobre os grandes temas da economia. O encontro, realizado no Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, campus da Praia Vermelha, teve a participação de Samuel Pessoa, que atua no Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas, e João Sicsú, diretor de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dois palestrantes, que também são professores do IE, discutiram os fatores da macroeconomia que influenciam o desenvolvimento dos países, abordando particularmente o caso brasileiro.

Pessoa acredita que a questão do desenvolvimento econômico está associada diretamente com a oferta de uma educação de qualidade. Segundo ele, esse seria um dos principais problemas que o país precisa resolver a longo prazo. O professor apontou a carência de poupança no mercado como outro grande desafio que deve ser superado a curto prazo. “Poupamos o equivalente a 16% do PIB (Produto Interno Bruto)”, afirmou Pessoa, acrescentando que os países asiáticos, que registram grande crescimento econômico, apresentam praticamente o dobro do percentual verificado no Brasil.

Para João Sicsú, o desenvolvimento deve combinar um Estado ativo com uma economia dinâmica. Crítico do neoliberalismo praticado na América Latina, o diretor do Ipea afirmou que a aplicação das chamadas “boas práticas internacionais” não trouxe um ciclo de prosperidade para os países latino-americanos. Segundo ele, a alternativa para o desenvolvimento é promover “um crescimento com inclusão”, citando as medidas adotadas pelo atual governo brasileiro de ampliação do número de postos de trabalho e incremento dos programas sociais, como o Bolsa Família.

Esse foi o quinto debate sobre grandes temas da economia organizado pelo instituto. Até o fim do ano, deverá ser realizada mais uma edição do encontro, em data a ser confirmada. O Instituto de Economia também está organizando uma programação especial, no próximo dia 17, para marcar os 70 anos de sua fundação.