XXX Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural

Em sua 30ª edição, a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JIC 2008) acontece de 3 a 7 de novembro no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), na ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão. As novidades desta edição ficam por conta do evento que ocorre em paralelo, o 5º Congresso de Extensão da UFRJ, e do novo sistema de programação.

Ouvintes ganharão certificado desde que apresentem freqüência de 75% nas apresentações. Para que os alunos da UFRJ possam participar, as aulas serão suspensas durante a semana da JIC 2008.

A programação terá abertura solene e, durante a semana, apresentações artísticas (teatrais, musicais ou de dança) de grupos vinculados à UFRJ preencherão as pausas para almoço, entre 12h e 13h. Das 13h às 16h ocorrem apresentações dos trabalhos orais e painéis das diferentes áreas com visitação do comitê avaliador externo. Após as exposições, serão realizadas mesas-redondas com ex-alunos da UFRJ que se destacaram na atuação das áreas de ciências exatas, humanas e da saúde.

A JIC 2008 tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural, estabelecendo, desta forma, um produtivo intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ. Para maiores informações acesse o site http://www.pr2.ufrj.br/jic2008.

A apresentação de trabalho na Jornada é facultada aos alunos de graduação, bolsistas ou não, orientados por, pelo menos, um docente ou técnico-administrativo da UFRJ, com doutorado ou mestrado, sendo obrigatória para os bolsistas PR-2/UFRJ e CNPq/PIBIC/UFRJ. Os alunos de Iniciação Científica Júnior orientados por docentes da UFRJ também podem apresentar seus trabalhos na Jornada.

Pela primeira vez, o 5º Congresso de Extensão da UFRJ acontece junto com a jornada. A inscrição de trabalhos (resumos) no Congresso está disponível  na página da PR-5 (http://www.pr5.ufrj.br/congresso) de 01 a 30 de setembro de 2008. Não haverá prorrogação. A Comissão Avaliadora aceita a inscrição de trabalhos que tenham como referência exclusiva programas e/ou projetos de extensão da UFRJ, em conformidade com as áreas temáticas estabelecidas para a extensão universitária, listadas a seguir: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; trabalho; tecnologia e produção.

O objetivo do Congresso é dar continuidade à discussão sobre a institucionalização da Extensão Universitária na UFRJ, a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação, Plano Nacional de Extensão, Documentos do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ e Plano de Ação da Pró-reitoria de Extensão, de forma a contribuir com a formulação e implementação das políticas públicas nos âmbitos nacional, estadual e municipal.