Lançamento do livro-entrevista “Um concerto em tom de conversa”

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e a Editora da UFMG promovem no dia 24 de setembro, às 19h, o lançamento do livro-entrevista “Um concerto em tom de conversa”. Após apresentação do organizador do livro, o professor Aniello Ângelo Avella, acontece debate com a professora Teresa Cristina Cerdeira, da UFRJ. Além disso, será exibido o “Conversazione a Porto”, documentário de 2006 com Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luis.

Aniello Angelo Avella é professor titular de Literaturas Portuguesa e Brasileira na Università Degli Studi di Roma Tor Vergata, onde dirige a “Cátedra Agustina Bessa-Luís”, patrocinada pelo Instituto Camões. Autor de Parola Immagine Utopia. Scritti in onore di Manoel de Oliveira (2002), Dal Pan di Zucchero al Colosseo. Intellettuali brasiliani a spasso per le vie di Roma e dintorni (2006) e Agustina Bessa-Luís: pensadora entre as coisas pensadas (2008).

Teresa Cristina Cerdeira é professora de Literatura Portuguesa da UFRJ, pesquisadora do CNPq, autora de “José Saramago: entre a história e a ficção – uma saga de portugueses” (1989), “O Avesso do bordado” (2000) e organizadora de “A Experiência das fronteiras” (2002).

No dia 22 de setembro (segunda-feira), às 19h, será exibido o filme “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira.

O evento acontece no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, localizado na Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha.