Abertas as inscrições para o Prêmio Fórum de Ciência e Cultura

Desde 14 de agosto estão abertas as inscrições para o primeiro Prêmio Fórum de Ciência e Cultura, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. A instituição premiará textos inéditos – monografias, ensaios, ou obras de ficção – que abordem o tema “O Palácio Universitário da Praia Vermelha”.

Os indivíduos que desejam participar do concurso devem em seus trabalhos mergulhar na história e arquitetura do prédio, em suas sucessivas ocupações, na importância do palácio para a cidade e em sua condição contemporânea. Também serão aceitas criações literárias que enfoquem qualquer outro assunto ligado ao tema.

Qualquer pessoa física, brasileira ou estrangeira, está apta a participar do concurso. Para concorrer ao Prêmio, é necessário que o trabalho seja inédito e tenha sido produzido individualmente. Os candidatos devem, ainda, assinar os trabalhos sob pseudônimos.

A comissão julgadora será composta por cinco integrantes e presidida por Beatriz Resende, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura. Outros profissionais da UFRJ que também avaliarão as obras serão Heloisa Buarque de Hollanda, professora titular da UFRJ e coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, e Luiz Pinguelli Rosa, também professor da UFRJ e coordenador da COPPE/UFRJ. Os outros dois componentes do grupo serão Sérgio Sant’Anna, escritor que já recebeu o prêmio Jabuti por duas vezes, e Lauro Augusto Cavalcanti, diretor do Paço Imperial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e professor da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ.

O prêmio concedido para o primeiro e segundo colocados será de sete mil e três mil reais, respectivamente. Além disso, a Comissão Julgadora poderá indicar textos para a publicação pela Editora da UFRJ.

As inscrições para o recebimento dos trabalhos concorrentes ficarão abertas até o dia 17 de novembro. O candidato poderá se inscrever via SEDEX ou pessoalmente, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado na Avenida Pasteur, 250 – 2º andar, sala 205, Urca – CEP: 22295-900, Rio de Janeiro, RJ. Outras informações no edital publicado no site do Fórum (www.forum.ufrj.br/index/premio.html).