Semana de Microbiologia e Imunologia capacita educadores

Acontece entre os dias 22 e 26 de setembro, no Bloco I do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, a “XIV Semana de Microbiologia e Imunologia”. O evento, organizado pelos alunos do curso de bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia e apoiado pelo Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG), oferece aos participantes oito mini-cursos e conferências, além de duas mesas-redondas formadas por pesquisadores vindos de várias instituições.

Até sua última edição, em 2007, a programação era voltada principalmente para graduandos e profissionais da área da Saúde e, em menor proporção, para alunos de nível médio. Porém esse ano traz uma grande novidade: a abertura de um mini-curso específico para a reciclagem de educadores, como explica Bernadete Carvalho, coordenadora da graduação, que está auxiliando os alunos na montagem do evento:

– Na terça, dia 23, estamos preparando um mini-curso especial de atualização para professores do Ensino Médio que será ministrado por professores do Instituto de Microbiologia, envolvendo as áreas de imunologia, microbiologia geral, virologia, microbiologia médica e biologia molecular – afirma a coordenadora. Ela acrescentou ainda que esses assuntos foram selecionados porque os professores do Ensino Médio têm uma dificuldade maior de acompanhar a evolução científica e de transmitir o conhecimento atualizado para os seus alunos.

A XIV Semana aborda variados temas da Microbiologia e Imunologia, desde infecção hospitalar – tema do mini-curso ministrado pela professora do IMPPG, Beatriz Meurer Moreira – até o debate atual sobre o aproveitamento de resíduos agroindustriais na produção de etanol  ponto central da palestra de abertura de Nei Pereira Júnior, professor titular da Escola de Química da UFRJ.

Estão programadas ainda conferências sobre células-tronco e transplante, vigilância sanitária de alimentos, novas estratégias de prevenção e tratamento da AIDS e resposta imunológica a Doença de Chagas e malária. Outras mesas-redondas discutirão a situação do microbiologista no mercado de trabalho e a resistência bacteriana em infecções comunitárias. Biorremediação e biodeteriorização de obras de arte e documentos históricos são outros assuntos em foco.

Para Bernadete, a importância do evento é indiscutível, pois é uma chance dos participantes se atualizarem em importantes temas nas áreas de Microbiologia e Imunologia, com informações que ainda não podem ser encontradas em livros e artigos.

– Os temas serão abordados por pessoas que estão fazendo a ciência. Muitas das informações que serão fornecidas nessas conferências ainda não foram nem publicadas. É, por isso, uma oportunidade de atualização e de visualização de vários campos da microbiologia e da imunologia em uma mesma semana.  Uma oportunidade para vários profissionais terem acesso a um grupo de informações atualizadas e condensadas sobre a microbiologia e a imunologia fornecidas por profissionais extremamente competentes – explica a coordenadora.

Os interessados em participar da XIV Semana de Microbiologia e Imunologia podem conferir a programação completa através do site do evento, http://www.semanamicroeimuno.com.br. As inscrições (conferências e mesas-redondas) também podem ser feitas pela internet.