">Com o objetivo de refletir sobre o processo de integração socioeconômica entre a nação brasileira e os demais países da América do Sul, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ promove, de 22 a 25 de setembro, a oficina Brasil: O Olhar Sul-americano.

Brasil: O Olhar Sul-americano

Com o objetivo de refletir sobre o processo de integração socioeconômica entre a nação brasileira e os demais países da América do Sul, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ promove, de 22 a 25 de setembro, a oficina Brasil: O Olhar Sul-americano. O evento — que conta com a organização também da Reitoria, da Faculdade de Medicina, da Escola Politécnica, do Instituto de Física, da Faculdade de Letras, da Escola de Música, do Museu Nacional e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) — visa analisar a percepção dos povos sul-americanos acerca do papel desempenhado pelo Brasil nos âmbitos social, econômico, científico e político dentro do continente.

A programação de Brasil: O Olhar Sul-americano é organizada em três etapas. Na primeira, pesquisadores de países sul-americanos produziram ensaios nos quais discorrem sobre o cerne do evento. Na segunda e terceira etapas, os autores virão à UFRJ para debaterem, junto com pesquisadores brasileiros e outros participantes do simpósio, suas conclusões referentes à imagem do Brasil na América do Sul. Após a apresentação pública da conclusão das discussões, os ensaios serão reunidos em um livro a ser publicado pela Editora UFRJ.

A oficina acontece nos salões Moniz de Aragão e Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, localizado à Avenida Pasteur, 250 – Rio de Janeiro. Confira abaixo a programação completa do evento.

22/09 – Salão Moniz de Aragão

13h30h – Abertura Solene com Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ

14h – Cultura
Música: Coriún Aharonián (Uruguai)