Pesquisar agora ficou mais fácil

O Sistema de Biblioteca e Informações (SiBI) da UFRJ apresentou para estudantes e profissionais do Campus da Praia Vermelha, na manhã desta quinta-feira, (14/8) no Salão Moniz de Aragão, a mais moderna ferramenta de busca bibliográfica atualmente, intitulada “Pesquisa Integrada”. Esse mecanismo, que já havia sido divulgado anteriormente no Fundão, conta com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Com a “busca federada”, como é chamado tecnicamente o projeto, é possível consultar pela Internet diferentes fontes simultaneamente. Segundo Paula Mello, coordenadora do SiBI, o programa “amplia o leque de opções de pesquisa”. Na “Pesquisa Integrada” pode-se encontrar artigos, livros, teses, dissertações e muitos outros materiais, recuperados das bases de informação das quatro instituições que participam do sistema. Já em funcionamento, a ferramenta alcança milhares de títulos, de variadas áreas de conhecimento, tudo através de sua busca centralizada.

O programa foi desenvolvido pela Pro Quest, empresa internacional especializada em organização de conteúdo. O representante da organização no evento, Luiz Baginski, explicou como funciona o sistema, como operá-lo corretamente. Além disso, ele fez questão de ressaltar a intenção do software: “A meta não é consultar a fundo as fontes acessíveis, porque isso proporcionaria uma lista de resultados muito grande. O objetivo da ferramenta é criar uma lista especial de resultados mais relevantes para o usuário final, ou seja, despoluir essa lista, através de uma estratégia precisa de localização da informação”. Em sua apresentação, foram distribuídos mini-manuais do projeto, ensinando aos presentes como realizar a busca através da “Pesquisa Integrada”.

Como utilizar o programa

No momento de fazer a pesquisa, a pessoa deve selecionar primeiramente que áreas de interesse serão consultadas, ou seja, se a procura deve ser feita só em Biologia, por exemplo, ou se também deve resgatar documentos do campo da Medicina. Em seguida, determinar se a busca será feita por título, autor, palavra-chave, assunto, entre outras categorias. Vale ressaltar que, se o indivíduo também quiser olhar arquivos que foram produzidos em outros idiomas, ele deve digitar os termos na língua desejada.

Se a procura for mais específica, limitando-se somente a documentos de determinada fonte, é possível reduzir a base de dados a ser investigada. Exemplo prático: a pesquisa de documentos sobre crise ambiental pode ser restringida somente a Ebrary, da PUC- Rio, que é uma coleção de livros eletrônicos de várias editoras mundiais. Pensando nisso, Luiz Baginski aconselhou: “após decidir que arquivo é mais interessante, pode-se enviar para o próprio e-mail as informações principais do artigo ou o link a ser clicado”.

Outras informações importantes do sistema são que os resultados de uma determinada consulta muitas vezes possuem resumos, o que facilita a escolha do pesquisador, e que é possível observar o motivo de uma falha de acesso a alguma base de informação, como a Minerva.

A “Pesquisa Integrada” já pode ser acessada, através do site www.sibi.ufrj.br.