Organização nota dez

Teve início nessa segunda-feira (11/8) a X Semana de Biomedicina da UFRJ no auditório Rodolpho Paulo Rocco. A edição que se estende até a próxima sexta-feira, conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições cariocas, além de representantes de várias áreas da saúde para tratar de temas que vão desde a complexa terapia gênica ao mal comum dos idosos: o Alzheimer.

A Semana é o símbolo da vitória de uma Comissão Organizadora determinada a transformar muito esforço e trabalho-duro em realidade. Um sucesso que Felipe Oliveira, membro da organização do primeiro evento fez questão de compartilhar com os graduandos e pós-graduandos presentes. “Nós não tínhamos patrocínio. Na primeira semana, contamos apenas com o empréstimo de R$ 500 do centro acadêmico. Conforme as inscrições iam sendo efetuadas, devolvíamos o dinheiro emprestado”.

Toda essa luta por recursos e visibilidade rendeu frutos promissores. Hoje, o evento não se limita aos estudantes da instituição, mas acolhe alunos de outras universidades, que interessados em expandir seus conhecimentos recorrem às palestras ou aos mini-cursos oferecidos. E é claro, para que tudo isso seja possível, diferente do que ocorreu nas primeiras edições, a semana já conta com apoio de grandes patrocinadores como Capes e Banco do Brasil.

Assim, ao ver a amplitude que a decisão pioneira de sua comissão acarretou, Felipe não pôde deixar de se dirigir aos novos organizadores e confidenciar a importância de estar presente em mais uma semana: “Somente quando estiverem na vigésima semana de biomedicina, vocês vão entender a emoção de estar aqui, vendo esse evento crescer a cada ano.”

A abertura da semana não poderia deixar de contar com a ilustre participação de Daniela Uziel, coordenadora da graduação de biomedicina da UFRJ e de Roberto Lent, diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os professores explicaram brevemente, em cerimônia de abertura, a importância do comparecimento a eventos como o que está sendo organizado por alunos da biomedicina para a formação acadêmica de novos profissionais.

Logo no primeiro dia da Semana foram realizadas palestras com Márcia Capella, professora associada da Universidade voltada para a área de fisiologia celular, com o tema com o tema: “Resistência a múltiplas drogas” e a do professor Ricardo Furtado, mestre em microbiologia da UFRJ sobre “Meio ambiente e Biorremediação”. São aguardados para essa terça-feira (12/8), Martin Hernan Bonamino, pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para tratar de terapia gênica e Walter Machado professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador da área de fisiologia com o tema “Álcool e atenção”.

Na quarta-feira, está prevista a palestra “O corpo como capital na cultura brasileira” de Miriam Goldenberg, professora associada do departamento de antropologia cultural da UFRJ, seguida, excepcionalmente, por apresentação de trabalhos. No dia 14, Paulo Feijó, coordenador médico da Unidade de Avaliação de Vacinas anti-AIDS, e Fernanda De Felice, professora adjunta com linhas de pesquisa em neurologia e Alzheimer, ambos da universidade, trabalham respectivamente “Prevenção do HIV- vacinas e outras intervenções” e “Alzheimer: a doença do esquecimento”. Finalmente, no último dia de evento, há a participação de Márcia Archer, biotecnologista da Fundação Oswaldo Cruz com “Virus da Febre Amarela vacinal como vetor da vacina contra dengue” e Fabio Passeti, revisor da revista Genetics and Molecular Research e pesquisador do INCA com “Seleção de Novos candidato a biomarcadores para o câncer por uma metodologia de bioinformática”.

Pronto para seguir os sábios conselhos dos professores Lent e Uziel e embarcar na X Semana de Biomedicina da UFRJ? As inscrições ainda podem ser efetuadas no local. As palestras do evento são sempre ministradas pela manhã, a primeira começando por volta de 9h e a segunda, às 10h 15. Os mini-cursos acontecem às 13h30, após o intervalo do almoço. Seja bem-vindo.