ECO-Pós faz palestra sobre o documentarista Silvino Santos

O Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-Pós) convida para a palestra Silvino Santos: imagem e modernindade no Brasil ministrada por Luciana Martins, professora  responsável pela disciplina de Estudos Brasileiros  no Birkbeck College, Universidade de Londres. O encontro acontece terça-feira, 19 de agosto, às 14h30, nas instalações da ECO-Pós, sala 140, campus da Praia Vermelha.

Silvino Santos foi o pioneiro do cinema documentário na região amazônica. Português, veio para o Brasil aos 13 anos. Durante sua vida, realizou inúmeras filmagens da Amazônia e dos povos indígenas do início do século. Ao todo foram oito documentários de longa metragem, cinco de média e 83 curtas. Seu primeiro grande trabalho foi Amazonas, o maior rio do mundo e o mais famoso foi No país das Amazonas, seguido de No rastro do Eldorado e Terra encantada.

Em 1924 realizou No Rasto do EI-Dorado, documentação cinematográfica da expedição de Alexander Hamilton Rice, geógrafo norte-americano da Universidade de Harvard. Além dos trabalhos no Brasil, Silvino ainda fez 35 documentários em Portugal.

A ECO fica localizada no 1° andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha, na avenida Paster, 250.