Categorias
Memória

Nutes promove II Seminário Imagem: Documento e Informação

O Laboratório de Vídeo Educativo (LVE) do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES / UFRJ) promoverá nos dias 19, 20 e 21 de agosto o II Seminário Imagem: Documento e Informação.

O evento será realizado no Auditório da biblioteca central no CCS – Ilha do Fundão, e refletirá a imagem em seus diferentes aspectos – fenômeno cultural, memória, documento – e sua presença nos processos de ensino-aprendizagem em ciências e saúde, além de realizar maior aproximação de pesquisadores das áreas de Educação, Ciência da Informação e Audiovisual.

Mais informações pelos telefones 2562-6359 ou 2562-6360, ou ainda pelo endereço eletrônico video@nutes.ufrj.br.

Confira a programação

Dia 19/08

14h: Abertura com Profª Miriam Struchiner (Diretora do NUTES), Paula Maria Abrantes Cotta Melo (Coordenadora do SIBI/UFRJ) e Isabel Azevedo (Coord. Geral de Extensão/UFRJ).

Mesa I:
– Profª Miriam Manini (Arquivologia/UNB) – A fotografia como narrativa e o cinema como memória: aspectos informacionais.
– Profª Diana Maul (FM/UFRJ) – O acervo de fotografias da Faculdade de Medicina da UFRJ.
– Marco Tulio Juric (Biblioteca do CCS/UFRJ) – Banco de imagens das teses e dissertações em odontologia, do acervo da Biblioteca Central do CCS/UFRJ: um recurso didático suplementar para os cursos de graduação e pós-graduação.
– Moderador: Prof°. Luiz Augusto Rezende (LVE / NUTES / UFRJ)

Dia 20

Mesa II: 9h
– Prof°. Roberto Moura (Cinema / UFF) – Repercussão da visão da História sobre a política dos acervos: o caso das matrizes do Cinema Alternativo carioca.
-Antônio Laurindo, Alexandra Werneck, Aline Cardoso, Leandro Neves, Thiago de Oliveira (Arquivo Nacional) – salvaguarda da memória televisiva brasileira: o caso da Tv Tupi.
– Profª Elianne Ivo Barroso (Cinema / UFF) – 40 anos do Curso de Cinema na UFF – Organização e preservação do acervo de filmes e vídeos.
– Moderador: Antônio José Barbosa de Oliveira (GPMD-SIBI / UFRJ)

Mesa III: 14h
– Profª Silvia Franchini (EEFD-UFRJ/pesquisadora Profª Substituta Depto. De Arte e Corporal / Disciplina Cinema e Dança) – A crise do vídeo: questões para conservação de fitas magnéticas.
– Marcelo Brito (CECIERJ) – Mecanismos de acessibilidade no documento audiovisual.
– Marcelo Nogueira de Siqueira (Arquivo Nacional) – A fotografia como documento e a imagem como fonte de estudo: a contribuição da arquivologia em uma abordagem interdisciplinar de pesquisa.
– Moderadora: Profª Miriam Struchiner (Diretora NUTES)

Dia 21/08

Mesa IV: 9h
– Delfim Moreira Lopes (CEDOC Tv Globo) – Arquivo de imagem às vésperas da computação nas nuvens.
– Thiago de Oliveira Vieira (Arquivo Nacional) – O uso das normas de descrição arquivística na representação de conteúdo de imagens em movimento no Arquivo Nacional.
– Juliana Chagas (EPSJV / Fiocruz) – ABC da Saúde e da Educação.
– Moderador: Carlos Nogueira (LVE / NUTES / UFRJ)

Mesa V: 14h
– Profª Alice Ferry de Morais (Fiocruz) – Documentários em saúde dirigidos por Humberto Mauro.
– Simone do Vale (ECO/UFRJ) – Iconografia psiquiátrica no século XIX: o olhar museográfico sobre as patologias e suas representações.
– Marcia Bastos de Sá (NUTES/UFRJ) – Utilizando a noção de arquivo de Michel Foucault para refletir sobre a construção dos objetos educação e saúde nos acervos do NUTTES.
– Moderadora: Profª Vera Helena Ferraz de Siqueira (LLM / NUTTES / UFRJ)