Sistema elétrico brasileiro é discutido na UFRJ

O Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), promove, durante o mês de Julho, no Campus da Praia Vermelha, uma série de palestras e cursos sobre o Sistema Elétrico Brasileiro. O evento, que está sob a coordenação do Professor Nivalde J. de Castro, acadêmico do Instituto, começou no dia 09 de Julho, com um seminário sobre cotas mínimas para os reservatórios das usinas hidroelétricas, que contou com a participação de Hermes Chip, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), e deve ir até o dia 18 do mesmo mês.

Essa pesquisa da Faculdade de Economia da UFRJ, que teve início em 1997, visa analisar as características do sistema elétrico do Brasil, acompanhar de forma conjuntural as empresas deste setor e a evolução da matriz elétrica do país. Um convidado especial do GESEL foi a professora Isabel Soares, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que veio lecionar um curso sobre a reestruturação  dos mercados de gás e energia elétrica da União Européia.

Durante os dias 15 e 16 de Julho, os professores Luis Martins e Nivalde Castro darão aulas sobre como deve ser feita uma análise financeira de projetos do setor elétrico. O objetivo deste curso é ampliar a qualificação e capacitação dos participantes para este tipo de análise. Já nos dias 17 e 18 de Julho, o professor Sergio Mathias, da área Eletro-nuclear, comenta a comercialização da energia no Sistema Elétrico Brasileiro.

Para mais informações, como horário e local dos cursos, os interessados devem ligar para a secretaria do evento do GESEL: (21) 3873-5249, ou acessar o site www.nuca.ie.ufrj.br/gesel.