Jeffrey Lesser lança livro no Fórum de Ciência e Cultura

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ recebe dia 4 de agosto, às 19h, no Salão Moniz de Aragão, o historiador americano Jeffrey Lesser para o lançamento de seu livro Uma Diáspora Descontente: Nipo-Brasileiros e os significados da militância étnica, 1960 –1980. Jeffrey Lesser é professor do departamento de História e diretor do Programa de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Universidade Emory, Atlanta, EUA, e autor de diversos livros que abordam a questão da identidade nacional brasileira, como sua mais recente obra O Brasil e a questão judaica.

Em seu novo livro, Lesser investiga a etnicidade e a cultura brasileira através do estudo das experiências particulares de jovens nipo-brasileiros de São Paulo das décadas de 1960 e 1970, período de regime militar. Em sua análise, o autor foca o cinema erótico e a militância política como manifestações que contribuíram para que os nipo-brasileiros se imaginassem brasileiros.

O lançamento acompanha uma palestra do autor intitulada Uma Diáspora Descontente: cinema, militância política e identidade étnica no Brasil que conta com a presença do debatedor Helion Povoa Neto, professor do IPPUR/UFRJ e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

O Fórum de Ciência e Cultura se localiza no Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na Av. Paster, 250, 2° andar, Praia Vermelha.