">Nesse segundo semestre de 2008, na Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será oferecida uma disciplina que trata da imigração no Brasil. A matéria, que tem como professor Moha Hajii e conta com 25 vagas, será lecionada toda quarta-feira, de 13h a 14h40, no próprio prédio da ECO, mais precisamente na sala 111, que fica no campus da Praia Vermelha.

Comunicação oferece disciplina sobre imigração

A nova disciplina, que será identificada como seminário em Comunicação / Culturas em Trânsito e que estará sob o código ECS505, consiste numa tentativa de contextualização crítica de instrumentos teóricos e recortes discursivos normativos que regem a nossa contemporaneidade. Temas como o multiculturalismo, as migrações, o pluri-pertencimento, mídia comunitária e as identidades transnacionais serão abordados nas aulas. Os tópicos serão analisados tanto em seu nível conceitual como a partir da pesquisa e do estudo empírico de situações reais de imigração.

O professor Hajii também oferece orientações de monografia de final de curso voltadas para o assunto. O material bibliográfico para essa produção é vasto, e pode ser conferida no site que o próprio orientador coordena: www.etni-cidade.net/.

A disciplina, que visa desenvolver o estudo e a pesquisa sobre a Imigração no Brasil, é acoplada ao Fórum de Imigração do Rio de Janeiro, organizado pelo PET-ECO, que também está previsto para o segundo semestre deste ano. Para maiores informações, acessar a página http://forumetnicidade.wordpress.com/.