Categorias
Memória

Fórum de Ciência e Cultura apresenta filme sobre a cultura indiana

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ realiza nesta terça-feira, dia 8 de julho, o projeto Fórum na Tela, com a exibição do filme canadense Water, dirigido pela indiana Deepa Mehta.

A obra integra a Trilogia dos Elementos, composta também pelos filmes Fire e Earth, que retrata sob diferentes ângulos a Índia e sua cultura. Water, último da série, passa-se em um ashram, ou casa das viúvas, segundo a tradição hinduísta ortodoxa, para onde as mulheres eram levadas após a morte de seus maridos. A história gira em torno de Chuyra, uma menina de oito anos obrigada a viver no local após a morte de seu futuro marido – que nem sequer conhecia, e Kalyani, uma jovem e bonita mulher, prostituída para sustentar o ashram, que se envolve em um romance proibido.

Deepa Mehta nasceu na Índia 1950, onde viveu até 1973, quando se mudou para o Canadá.  Formada em filosofia pela Universidade de Nova Delhi, a diretora rodou o seu primeiro longa-metragem, Sam and Me, em 1990. Todas as obras de Mehta apresentam como tema o seu país de origem, apesar das variadas formas de abordagem: imigração, religiosidade, cotidiano.

O Fórum na Tela acontece às 18h no Salão Muniz de Aragão, que fica no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha.